sábado, 10 de março de 2012

Campeões europeus da inovação


Portugal é um país de paradoxos. Somos conservadores, mas, também inventamos tudo, numa fúria de inovação adaptativa. Esta qualidade faz parte do código genético nacional, da nossa Identidade. Somos tão geniais que, por vezes, parece que vivemos num país surreal.

Descobrimos o mundo com barcos que inventámos, juntando a sabedoria de múltiplas civilizações. Conquistámos terras, colonizámos, transformámos gentes, recombinámos tudo o que foi possível. Criámos o capitalismo mercantil. Aprendemos a trocar e a vender quase tudo. A fazer dinheiro com o que nos garanta consumo e luxo.

Inventámos a via verde e o multibanco. Somos um país de uma enorme riqueza gastronómica. Recriamos, adoramos fugir ao padrão.

Mais recentemente, insatisfeitos, criámos uma nova lógica relacional entre países. Compramos colonizadores asiáticos e africanos, grandes povos dos novos mundos. Atraímos investidores para dominarem os fatores estruturais da soberania do país! Foi isso que fizemos no caso da EDP e de outras componentes importantes da economia.

Dentro de poucos anos, perante a insustentabilidade política, nacionalizaremos estas empresas, recuperando a sua soberania, provavelmente para a revender, em saldos, logo a seguir!

E, podem ter a certeza, a Europa vai copiar!

2 comentários:

  1. Sabes porquê, Álvaro? Porque só somos grandes, quando não somos ninguém, quando somos humildes, assim que nos sobe a grandeza à cabeça, que somos europeus, ou até os melhores do mundo, já foste...

    ResponderExcluir