quarta-feira, 21 de março de 2012

Há momentos e etc.


Há momentos que nos transformam, num processo inacabado que é o trajeto da vida. Normalmente, não estão sós! São completos com etc. (outras coisas) várias, essenciais, transformadoras. São momentos e relações, interações,  emoções e sensações. Significantes, que sentimos e, eventualmente, interpretamos.

São simples sorrisos, olhares, palavras, gritos, efémeros, que nos transformam.  Ficam guardamos, provocantes. Persistem na memória.

São momentos importantes, não pelo tempo que levam, mas, antes, pelo significado que dão. Passam a ser relevantes, as sensações são marcantes em contextos condicionantes. Fixam-se na memória central, na componente emocional, com raiz espiritual. Ganham sentido. São momentos de espanto. Perduram eternamente. Enriquecem.

Nutrem o corpo, a alma e o instinto. Mudam o ser, profundamente, tocam lá dentro. Mas, efetivamente, só passam a outra dimensão quando as et ceteras se ajeitam, certinhas, arrumadinhas, pela razão. Com alguma rotina e rigor. Com consciencialização.

Há momentos e Momentos. Uns passam, outros ficam. Uns dão prazer, outros fazem crescer … o ser que nós queremos! É uma questão de opção e de muitas et cetera (outras coisas) que não dominamos!

4 comentários:

  1. Daí pensar se temos ou não liberdade para ser.
    Afinal o que controlamos no meio dessa malta toda de etc's?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A autonomia, muitas vezes, é pura ilusão, que perseguimos cegamente ;-))

      Excluir
  2. No entanto, quero referir que estes momentos raramente ou nunca se obterão no facebook. Poderá haver alguma contradição entre este texto e ou tro sobre o facebook e os pais ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Facebook é uma ferramenta de relacionamento que nunca substitui a pureza extraordinário do «Momento» com contacto direto, olhos nos olhos, com o sentir do toque e do cheiro e toda a sequência mágica de movimentos e interações que os corpos transmitem e os cérebros captam, através dos sentidos.
      Hoje é preciso saber combinar as novas ferramentas com as velhas vivências! Um simples lápis, um copo, um beijo, um sorriso serão sempre tão especiais como um ipad de última geração. O que lhes dá valor, sentido, é a sua intenção. O que os torna úteis é a sua recombinação adaptada ao desafio, ao momento, ao objetivo, à intenção.
      O facebook é a sala (vurtual) onde podemos, ao mesmo tempo, falar com mil «amigos», na vida real é mais difícil!

      Excluir