quarta-feira, 7 de março de 2012

(Re)evolução


Monsanto, Portugal, 2011, (Cristina Montez)
Portugal é um país triste. Mas desenvolvido, em evolução. Em transformação. É um território lindo, diversificado de Norte a Sul. Para alguns, um paraíso! Com cantinhos de extremo bem-estar.

Os portugueses são tristes. Grande quantidade é pobre. Muitos arriscam-se a ser. Porque estão educados para isso. Porque não evoluíram...nas mentalidades, nas relações e nas práticas.

A depressão cultiva-se e contagia-se. A evolução também.

Está nas mãos de cada um, a sua (re)evolução.

Portugal (e os portugueses) podem crescer mais, se, aproveitando esta «crise», recuperar a inteligência da Terra, valorizar as paisagens (rurais e urbanas), (re)evolucionar os pensamentos, as ações e as relações.

Foi isto que, no meu entender, o Pedro (Passos Coelho) sentiu e quis dizer! Mas como é convencional... disse asneira sem querer, porque a pensou, desvalorizando a importância do sofrimento de cada um!

Mas o que se seguiu revelou a urgência de transformação. Pegaram no pior do que afirmou, para contestar, para o denegrir, para gozar.

Não quiseram ouvir o que nos faz crescer.

As «empresas» e as pessoas que hoje não estão a falir (re)evoluiram, adaptaram-se, com sofrimento, angústia e ambição. Não foi fácil, mas mudaram! Estão em melhor posição.


Foto de Monsanto «roubada» a um álbum de Cristina Montez. Obrigado Cristina, espero que não te importes. O álbum está espetacular! Texto escrito de «Acordo com uma Nova Ortografia Imaginária», a minha, a de um simples e humilde analfabeto!  

2 comentários:

  1. «Está nas mãos de cada um, a sua (re)evolução.» Estará mesmo? E somente nisso?

    Ao post só lhe falta mesmo é dizer que «Portugal é um país piegas».

    Valha-nos Deus! (se é que existe...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela discordância. Da diversidade de pontos de vista, pelo diálogo, nasce a criatividade e com ela, a inovação nas soluções. Gera-se a transformação.

      Paulo, nunca direi que estará somente «nisso»! Mas está muito «nisso».
      Mas também só muda quem está emocionalmente capaz de se evoluir!
      Todos somos piegas! Felizmente! Ou, melhor dizendo, temos estímulos que nos apiegam! Muitas vezes, somos piegas como diz o Pedro. Às vezes com razão! Outras, talvez não.
      Portugal é um país com muitos piegas. Mas não tenho nada contra isso. Gosto muito da emoção. Só discordo é da atitude piegas de ficar a chorar sem força e genica para dar a volta à situação.
      Mas todos, temos momentos de pieguice e, nesses, é bom que alguém tenha a coragem e a decência de nos abanar e dar a mão, em vez de nos incutir ideias e rotas de ilusão.

      Excluir