sexta-feira, 23 de março de 2012

Foi Deus que os fez assim?


Nascemos instintivos. Animais selvagens. Competitivos. Mas não individualistas. Apenas sobreviventes, interesseiros, quase egoístas, que precisam de proteção.

É o processo educativo que nos leva para novos estados e comportamentos. É a educação que recebemos (e que costruímos, quando crescemos) que nos transforma em pessoas comunitárias, em gente decente e gregária, ou em egoístas nojentos.

O egoísmo resulta dos interesses e ambições que temos, da perceção da escassez e da importância daquilo que não temos, mas queremos. Impele-nos à ação. Aponta-nos para a luta, para invejar e roubar, mesmo sem razão. Um dia, quando conquistamos o que tão avidamente desejámos, guardamos e não damos. Escondemos.

É esta génese que está na origem dos imaturos, meninos de coro, que, um dia chegam a duros presidentes das empresas indecentes e dos partidos impuros. Não aprenderam o prazer de dar nem de respeitar, deixaram-se dominar pela animalesca vontade de conquistar. Pela estúpida necessidade de ganhar, sempre. Porque incompetentes emocionais e indecentes mentais não sabem perder, nem viver. Mas sabem deixar morrer!

Foi Deus que os fez assim ou é por culpa dos seus pais?

2 comentários: