quinta-feira, 8 de março de 2012

Deus existe


A minha filha acredita que Deus existe! Aprendeu, descobriu. Fez o saboroso percurso da dedução e descoberta. E, com naturalidade, afirmou, no elevador, a caminho da escola: Pai, Deus existe mesmo. É uma força, uma energia superior a nós. É a lógica do Universo!

Não quis concordar, para não criar mais uma convicção precoce, um preconceito que nos aprisiona. Mas, efetivamente, acho que sim!

Não a ensinei, ninguém o fez. Apenas deixámos que ela percebesse quão ínfimo é o ser humano perante o Universo. Sem religiosices, cientificidades limitadas, lamechices e pieguices. Deixámos que descobrisse um sentido para uma das mais significativas e irrelevantes dúvidas que nos assaltam. Ela, descobriu, com simplicidade, que, de facto, Deus existe. Resolveu um problema. Criou uma solução, válida!

Para nós, Deus não é o santo das barbas que julga, pune ou ajuda, que define a fé e a vida. Deus é, simplesmente, o inexplicável da vida. É uma força, muito superior à nossa capacidade de o racionalizar, mas muito próxima de se descobrir através da existência, da contemplação e da meditação. Não é uma via. Antes, uma constatação! 

Estou seguro. Deus existe. E o destino (com contornos que desconheço) também. Já o comprovei, já os experimentei. Deus não é só fé, nem é razão, nem emoção. O destino também não. Só me falta saber se há almas gémeas e reencarnação. Mas, aí! Tenho fé!  

Sem nos dedicarmos à religião ou a qualquer moral que aprisiona a vida e a razão. Somos livres. Porque sabemos que Deus existe! Mais lúcidos e livres que a ciência que o nega, em ilusão.

Texto escrito de «Acordo com uma Nova Ortografia Imaginária», a minha, a de um simples e humilde analfabeto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário