domingo, 25 de março de 2012

Renascidos na História


Ninguém nasce sozinho. Nem cresce vazio, sem gente. Sem interação, no passado e no presente. Somos «fracas figuras, renascidas, levantadas, percorrendo os caminhos do pão». Apenas vivas, iludidas pela razão. Ninguém é herói, mais do que alguém.

Ninguém cria o mundo. Apenas recria, recombina. Apenas se cria e se recria, quando acontece, a partir dos sonhos e dos legados, por outros deixados. Experiências vividas, sentidas, (imper)feitas. Legados deixados, que, efémeros, hoje, são sentidos como (per)feitos!

Exceto na tecnologia, na nova, cada vez mais nova e intensa, tudo o resto é antigo. Com milhares de anos de existência, de convivência transformadora. Pouco mudou. Pouco evoluiu nos seres (humanos), nas sensações e relações que se criaram. Daí o valor da História, do conhecimento de tudo. Para além dos momentos de glória.

Nas fases de crise, de medo, é preciso, com muito juízo, ir buscar, atrás, tudo o que a vida traz, em pedacinhos de histórias vividas, dos outros, mesmo dos que viveram sem glória. Para renascer, inspirados nos outros, fazer história! Sonhando, imaginando com calor e fulgor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário