quinta-feira, 22 de março de 2012

Ambientes construtivos


Existe sempre a necessidade de ser decente, de respeitar, de ajudar a mudar, de ser paciente, de dar apoio para fazer emergir de cada um o melhor que tem para dar. Se queremos resultados, é preciso criar um ambiente construtivo, energético, positivo. Quando queremos fazer algo, progredir, devemos agir, transformar: CONSTRUIR.

Construímos «edifícios» com ideias claras, simplificadas e inteligíveis, partilhadas, capazes de mobilizar o melhor que existe em cada um dos construtores. Para construir, não podemos ficar parados, eternamente, a pensar e a conversar. Não construímos deitando fogo ao que existe ou demolindo as paredes que outros edificaram.

Para construir, há dois comportamentos que temos de eliminar: o de estafermo (passivo) e o destrutivo. Quem repete continuamente estes comportamentos, revela-se naquele contexto. Está desenquadrado, desalinhado, desmotivado, estúpido e bloqueado.

Neste caso, há um limite a partir do qual já nada se ganha, nada se transforma, tudo se perde. Chega a hora de o afastar. É assim no trabalho e em todos os contextos de relação. É na vida associativa, na empresa lucrativa ou na família.

Não se contrói uma vida, uma equipa, uma empresa à base de estafermos. Não se mantém uma família ou um país com a mentira, tremendamente destrutiva, que provoca o desalinhamento! Não se cria nada destruindo ou ficando quieto, pasmado, desistindo!

Nada se constrói sem um plano partilhado para o NOSSO caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário