sexta-feira, 16 de março de 2012

Combinação explosiva

Tenho 45 anos, uma licenciatura, um mestrado, uma vida cheia, uma vasta experiência profissional. Coisas normais da minha geração! Mas sou um simples mortal, um turista acidental na Terra que conhecemos.

Deprecia-se a geração rasca (mais nova) e a seguinte, à rasca. Numa e noutra, como em todas, existem pessoas excelentes e, outras, indecentes. Uma, outra, e nós também, são incongruentes. Mas, sinceramente, a minha geração é mais rica! É rasca. Está à rasca, adora tasca e começa a ficar podre, copiando de modo fidedigno a anterior.

Crescemos num mundo libertino, fomos à escola entre 1973 e 1993, inspirados pelo liberalismo compulsivo e pelo revolucionismo bacoco! Deixaram-nos viver. Com menos regras e mais ambições, numa transição entre a sociedade rural que fomos e a urbana em que estamos.

Mudámos! Criámos ilusões, rompemos limites, aprendemos a consumir sem tino, conhecemos o progresso e, agora, finalmente, experimentamos uma simples imagem do insucesso. Não estamos preparados.

Esta geração, educada com as anteriores, não é boa! Anda à toa. Sem grande poder de reflexão. É egoísta, individualista e consumista. Arrogante, imagina-se decente! Desorientada, cria problemas às gerações seguintes. Pelo que vejo à minha volta, esta geração está doente. E o mundo mudou, muito de repente, entre festas e sonhos heróicos de uma vida pouco pertinente!

É uma combinação explosiva com que muitos não sabem lidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário