segunda-feira, 19 de março de 2012

A força do talento, político!


O talento nasce da conjugação entre a competência e a paixão. Um ser humano que se queira afirmar, precisa de conjugar talento político, intelectual e operacional. Convém que saiba relacionar-se, comunicar, pensar e fazer, aproveitando as oportunidades que cria, e as que se lhe deparam, para concretizar com sucesso e distinção.

Quanto mais medíocres forem as pessoas em qualquer competência, mais dependentes estarão dos outros e da bajulação alheia. Por isso, observando melhor, o talento político (relacional) é o recurso mais importante ao longo da vida. Não fosse Portugal, um país que cultiva a incompetência e a mediocridade, com muito talento!

Não vale a pena andar na universidade para criar competências operacionais e saber pensar com rigor. É mais relevante passar lá muito tempo a criar redes e relacionamentos, a estudar os outros. É assim que se desenvolve o talento político que facilita o sucesso.

Talvez tenha sido por isso que os governantes e o líder da oposição andaram tantos anos a «estudar». 

Mas, amigos, se quiserem ter sucesso, não lhes digam isto, mantenham-nos na ilusão de que têm talento, além do político!

Nenhum comentário:

Postar um comentário