quarta-feira, 21 de março de 2012

Bloqueados e assustados


Cativos de medos insuportáveis, há pais que impedem os filhos de andar no facebook e nas redes sociais, com o receio de coisas fatais. São prisioneiros, condenados ao medo de voar, de conhecer, de se relacionar. Repressivos, tendem para o depressivo. Cultivam o medo, promovem a fuga, a mentira e a desonestidade, a falta de lealdade.

Sem quererem, atrofiam. Perdidos, estão velhos, desalinhados e desenquadrados. Deviam aprender a estar, a acompanhar, a viver num novo mundo que muda a Humanidade, preservando o ser humano! Precisam de coragem para rejuvenescer.

O facebook é uma sala de convívio, um espaço de relacionamento, de partilha (de tudo o que se pode trocar) higiénico, onde não se fumam charros nem se apanha SIDA. Quem sabe as suas regras prepara-se para a vida, passa a estar dentro, integrado. Quem fica de fora, descontextualizado, cria a derrota, mesmo com trabalho esforçado.

Os pais que impedem os filhos de andar no facebook, não os protegem, condenam-nos aos bloqueios do medo, à infelicidade do momento e ao sofrimento da desintegração futura, repetindo os seus padrões do passado. Não são bandidos. São pobres coitados, que precisam de crescer para deixar os seus filhos viver, avisados, alerta e integrados.

Precisam de apoio, de ser acompanhados, transportados pela mão, para sentir o prazer de conviver com inteligência e moderação.

Porque não pedem ajuda aos filhos, menos assustados?

Um comentário: