terça-feira, 20 de março de 2012

Elogios dão Saúde


Os elogios activam o sistema imunitário. Dão saúde. Nesse setor, multiplicam-na. O elogio é um prémio que devemos dar, continuamente. O SNS possui tesouros milagrosos que importa preservar, apoiar e elogiar.

O site da Direção Geral de Saúde possui um livro de reclamações, sugestões e elogios online. Uma pérola...!

Aqui transcrevo um elogio merecido:

   "Este elogio, apesar de tardio, é pertinente e sentido.
   Passados 2 anos do acontecimento que me levou a escrevê-lo, continuo a recordar toda a EAD (Equipa de Apoio Domiciliário do Instituto Português de Oncologia) com muito carinho e reconhecimento.
   Esta equipa, que prestou cuidados de saúde à minha mãe (doente oncológica que faleceu a 15 de Novembro de 2009) foi essencial para contribuir para uma morte digna, humana. MORRER BEM torna-se um momento tão essêncial na nossa vida como o nascer bem e é, no entanto, tão esquecido por muitos.
   Ajudar o doente e as famílias a viver bem o momento da morte é, na minha opinião, mais difícil do que dominar grandes tecnologias numa Unidade de Cuidados Intensivos, foi isso que conseguimos (eu, a minha mãe e a família) com o suporte ESSÊNCIAL desta equipa.
   A minha mãe quiz morrer em casa e isso foi possível!
   Sinto que a minha mãe foi uma "privilegiada" por morar na área do concelho de Lisboa e por ser tratada no IPOFG.
   Aos dirigentes do IPOFG incito a que apoiem, reconheçam e valorizem o diamante que têm. Ao Ministério da Saúde peço, melhor ainda, reclamo que, no âmbito da rede de Cuidados Continuados, para além das unidades de internamento, sejam reforçados e reconhecidos os cuidados domiciliários como um pilar essencial.
   Para quê haver doentes a morrer em angústia no hospital quando podemos reforçar equipas do SNS de elevada qualidade a prestar cuidados domiciliários?
Obrigada EAD!
Até sempre,
Catarina Portilheiro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário