quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

«Vai dar raia»!

As taxas moderadoras «vão dar raia»!

São uma excelente medida de gestão! Reduzem a procura e a pressão sobre os serviços. Dão liberdade para corrigir os processos internos e os gastos da Saúde. Aumentam as receitas. Vão permitir apresentar indicadores de gestão muito bons até ao final da legislatura.

Mas, reduzem o acesso à Saúde! Bloqueiam as pessoas com menos informação (vai dar jeito à classe média sem seguros, brevemente, poderá agendar uma consulta na sua USF para a semana seguinte). Vão diminuir a prevenção, a procura dos cuidados de saúde primários (nos centros de saúde) e as consultas externas nos hospitais.

Se não existir um acerto na medida...!Assistiremos, de modo crescente, à contestação social e profissional. Legítimas. Depois, seremos estudados como o país que destruiu em três anos o que construiu em 30. E, no final, teremos o SNS financeiramente sustentável e os portugueses menos saudáveis. Será fácil privatizar algumas USFs e unidades hospitalares.

É uma excelente medida de gestão para sub-desenvolver Portugal.

Nota final: Considero o ministro uma pessoa séria e competente. Normalmente, concordo com as suas ideias. Mas, desta vez, discordo. Senhor ministro, por favor, reveja imediatamente a situação. Os impactos podem ser pesados. Como está desenhada, a medida tem condições para pôr em causa toda a mudança que se fez na saúde. Pode ser o rastilho para a explosão social que ninguém deseja. Além disso, se persistir nesta medida, iremos reduzir o nosso Índice de Desenvolvimento Humano dentro de 3 anos. Para quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário