terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Maldita EDUCAÇÃO

Depois do debate que tivemos neste blogue, em «Maldita escola» e «Maldita ou madrasta: que escola?», continuei a refletir! Aprendi com as discórdias. Fico mais «rico», graças ao facebook e aos Vossos Contributos. Agradeço-vos. 


Pensando sobre os problemas do País, aparentemente económicos, notei que a sua origem está na má-educação de alguns, que agem incorretamente em várias posições sociais, devido às sua convicções, fruto da sua educação.

Bastam alguns malandros!

Os problemas resultam da sua irresponsabilidade e mediocridade. Basta o egoísmo, a avareza, a falta de respeito, o cultivo da vitória a todo o custo, a cultura das patranhas, o individualismo que aprendemos. 

Afinal, a má-conduta de uns, ampliada pelo reconhecimento social feito pela televisão, está a destruir as nossas vidas, neste Portugal especial. Apesar do esforço contrário de muita gente, nas empresas, na sociedade civil e na FUNÇÃO (e no serviço) PÚBLICA(o)!

Vistas assim as coisas, creio que o problema central da sociedade portuguesa, não é a ESCOLA. É a má-educação [com letra muito pequenina], que ajuda a criar o espírito mesquinho e as redes de compadrio medíocre em que nos enredamos.

A ESCOLA pode ser a solução. Está mais organizada. Os professores estão mais habilitados. Mas, ao mesmo tempo, desmotivados e quase desesperados! E a CULPA não é só deles!

Há hoje condições para que a sala de aula seja a casa mágica da APRENDIZAGEM, um espaço em que nos experimentamos em sociedade. Um lugar em que alunos e professores, nos encontramos para discordar, discutir, trocar experiências, construir sonhos, criar competências, explorar, errar e organizar ideias, com vários pontos de vista. Podemos até prolongar esta magia para as nossas casas, através da Internet.

Na ESCOLA, educamo-nos e transformamo-nos, se não nos condenarem.

Para que a vida e a sala funcionem bem, devem existir normas e objetivos negociados, bem claros e definidos. Eventualmente, rituais. É à volta desse lugar mágico, a SALA DE APRENDIZAGEM que podemos criar as relações marcantes que fazem de nós pessoas mais decentes, seguras, disciplinadas, criativas. EDUCADAS!

Para que a magia exista, temos de exigir responsabilidade a TODOS. Ao ministério, à direção, aos pais, à comunidade. Devemos exigir aos professores e aos alunos, responsabilidade, liberdade criativa, autonomia, TRABALHO, boa-EDUCAÇÃO, AMBIÇÃO e RESPEITO. 

Assim, é mais provável que criemos um país mais educado e, como consequência, mais desenvolvido, em que somos mais felizes. A ESCOLA é um instrumento de EDUCAÇÃO que, sozinha, não faz milagres!

2 comentários:

  1. Especial atenção para o ensino nos infantários, pré primária e 1º ciclo e 2º ciclo. Normalmente descoramos as segundas bases de formação e como queremos estimular, "educar" adolescentes/jovens que ficaram perdidos algures nestes anos infantis, ou que até nunca se enquadraram? Que te parece?

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    1. Parece-me que as crianças são «trabalhadas» com muitas competências técnicas e com poucos sentidos, valores e afetos! Apesar dos esforços de alguns!
      Parece-me que as crianças são ensinadas. Por vezes, «tecnicizadas» e divertidas. E pouco educadas para o sentido da vida, na combinação entre o bem individual e comum!
      Por isso, agarram os sentidos disponíveis que encontram. Aqueles que lhes dão algum conforto! Nem sempre o que são melhores para elas e para nós. E, depois...em boa verdade,(http://contributos-acidrais.blogspot.com/2012/02/em-boa-verdade.html), habituam-se a estar conformadas, divertidas, frustradas, mas disponíveis para serem guiadas! Mesmo que ultrajadas!
      Parece-me que é pelo falhanço da educação que damos nestes níveis (na relação entre a casa, a rua e a escola) que construímos os comportamentos pouco dignos que criticamos e, com eles, a indignidade do ser humano que vive distraído, comandado pelo consumo e pelos que deles se servem para se encher de tudo o que possam querer!

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