segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A nova história


Até há uns anos fazia sentido distinguir a história através de Cristo. Antes de Cristo (ac) e depois de Cristo (dc). Qualquer dia, distingue-se com a Internet. Antes da Net (an) e depois da Net (dn).

Em Portugal, há um conflito de gerações, incapazes de se entenderem. Vivem mundos e tempos diferentes.

De um lado, olhando à moda antiga, estão os que acreditam que esta é uma crise do capitalismo moderno que se resolve no quadro dos Estados e dos paradigmas modernos. É malta que estudou a doutrina moderna. Criou os liberais que se antagonizam com os comunistas. Ainda acreditam no poder autoritário. Para eles, o mundo explica-se ainda pelas diferenças entre ricos e pobres, poderosos e inferiores. Para estes, a Internet é um planeta distante, pouco relevante!

Mas há uma nova geração que pensa e age diferente. Ultrapassando as regras, desconhecendo os dogmas modernos e modernistas. Carregada de putos diferentes, que imaginam e desejam uma sociedade em rede, cheia de democracia, feita de ligações e desligações, efémeras, liberais, mas decentes. Vivem na «net» como se fosse a Terra!

Desencontrados e desconfiados, olham-se com desdém, incapazes de dialogar para buscar as soluções que uma nova sociedade exige. Isolam-se. Compassadamente, caminham para o precipício, a par, agarrados, enquanto dá, ao modo de vida de antes da Net, com a moral do tempo de Cristo!

O problema é que a vida é, por agora, um misto destes dois mundos que são incapazes de perceber!

Um comentário:

  1. Gostei dessa do an e do dn. Dados os eventos recentes, é capaz de haver quem sugira antes aj/dj (antes do jobs, depois do jobs ;-)...

    Mas voltando ao tema central, internet, venha a nós o vosso reino e depressinha, porque o anterior está a desabar... e ainda vamos todos atrás.

    ResponderExcluir