domingo, 22 de janeiro de 2012

Amigos profissionais

No ocidente urbano, a Sociedade Moderna criou as condições para vivermos mais sós, com maior conforto, sem precisar dos outros, agarrados ao mundo, através dos media que nos informam e separam.

A Sociedade Pós-moderna deu-nos as ideias e hábitos dos outros, aumentando o poder de estarmos mais sós, mas protegidos e iludidos. A Sociedade Hipermoderna (Hipertexto ou Hipermédia), aquela que vivemos agora, com os meios digitais, acentua mais este padrão.

Como resultado, cada vez estamos mais desvinculados e desligados dos outros. Um dia, damos connosco com muitos contactos, mas sem amigos! Sem pessoas com quem tenhamos intimidade e confiança para poder trocar as dúvidas e angústias mais importantes.

Nessa altura, se tivermos dinheiro, compra-mo-los, estabelecemos uma avença! Ficamos mais calmos e seguros porque não temos vínculo emocional, apenas um contrato que quebramos quando quisermos!

Nasce, assim, uma nova profissão: o conselheiro pessoal ou, dito de outra forma, o «amigo profissional». Que pode estar no outro lado do mundo, através de um computador! 

É triste? Não. Simplesmente, para quem tem dinheiro, «É»,como todos os factos da vida!

Para quem é pobre e não tem Net, resta a solidão e o abandono! Para esses sim, é triste e vergonhoso. Mas existem, cada vez mais!

3 comentários:

  1. Bom Dia... “Ela era uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única no mundo.”
    Saint Exupery

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não viste o "Matrix", pois não? Vai um bocadinho mais longe na perspectiva da virtualização...

    E sim, há muito a fazer e devia haver mais empenho e acção na luta contra a info-exclusão. A começar pelas escolas e indo até aos que estão mais abandonados.
    Mas esse é um projecto que precisa do empenho de toda uma sociedade e não apenas de um governo ou de uns carolas. Devia ser a nossa ida à lua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, já sabes, era uma boa prenda emprestares-me a trilogia do MATRIX.

      Concordo com a tua ida à lua, mas acho que ela deveria ser, para já, atacada através do combate à destruição da EDUCAÇÃO que o ministro da instrução está a tentar fazer. A seu tempo, refletir-se-ia nestes aspetos!

      Mas tudo o que possa ser feito para combater o isolamento e a triste solidão, será bem vindo!

      Excluir