domingo, 29 de janeiro de 2012

Pode matar


O bullying pode matar. É uma vergonha. Não podemos aceitar. Transforma os diferentes e os fracos em farrapos. Provoca dor, angústia, sofrimento e isolamento. Corrói e destrói uma Alma com tanto para dar.

O bullying é um processo com vários episódios. Um exercício estúpido de poder, praticado por bestas com baixas habilidades sociais, normalmente preconceituosos. Os agressores reforçam o poder pelos atos macabros de intimidar, agredir, dominar e humilhar. Os agredidos ficam com medo, vergonha, baixa auto-estima, sem vontade de viver.

Um dia, um agredido deprime e, «estranhamente», farta-se. Suicida-se! São centenas de casos, registados por aí. Mas, por vezes, em alternativa, vinga-se. Mata, como no massacre de Columbine (1999) e de Realengo (2011).

Nestes processos, nós, os indiferentes, somos cúmplices, por vezes, culpados!  Comodamente instalados e seguros, ficámos a ver, criámos as condições para o bullying acontecer!

Assim educamos, na família, na escola, no trabalho, na rua, em todo o lado! Não é preciso ensinar, basta, cruzar os braços, não agir, ignorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário