terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Estoirou!

É óbvio. A economia portuguesa estoirou!

A Jerónimo Martins é a primeira grande empresa a mudar a sede para a Holanda. Fartou-se! Os melhores alunos emigram em massa. Mais de 100.000 cérebros excelentes e «não alinhados» pelo compadrio, «fogem» do país, porque trabalham. Gostam de esforço, pensam nos outros, aceitam desafios. Valem a pena.

É o resultado dos erros sucessivos de governação, dos jogos e do compadrio ilegítimo - socialmente irresponsável - dos líderes partidários, das seitas, dos grandes consultórios de advogados (poder legislativo), dos bancos (poder financeiro), dos canais e agências de informação (poder informativo) e do mastodôntico sistema económico do Estado (poder governativo e, em Portugal, económico)!

30 anos de progresso socioeconómico transformam-se em 10, 20, 30 ou mais anos de desvario. Obrigado Mário, obrigado Anibal! Quantas redes criaram, quantos BPNs apoiaram? (In)conscientes, ajudaram-nos a crescer.

O povo (mais pobre, culto ou inculto) muda de comportamentos. Pode emigrar, a solução com mais risco aparente, segura no longo prazo, ou mudar o local de habitação, de trabalho e de consumos. Pode refugiar-se no Interior. Gasta menos e usa a Internet para trabalhar para o mundo. Foge ao domínio exasperante do sistema que montaram em Lisboa.

Nas cidades do litoral, em breve, passaremos da pobreza passiva aos distúrbios de rua. Depois, porque não há opção no sistema democrático, o povo pedirá um regime militar. Como na Argentina do generais! Também com o FMI a ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E, assim, entrámos em mais um ciclo de sub-desenvolvimento.

Felizmente, temos um cérebro capaz de nos adaptar a contextos adversos. Temos história, temos fé, «damos as mãos», trocamos ideias, apresentamos soluções, por agora, pacíficas.

Muito mudará em 2012, esperemos que seja sem grandes dramas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário