terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Acordem «marretas»


Olho para a cimeira da UE e vejo um bando de velhos «marretas» a imaginar que a vida se resolve com mais repressão económica sobre os estados soberanos. Vejo o Passos Coelho a dizer quase o mesmo que o Sócrates no início de início do ano de 2011. Está a pré-anunciar um segundo resgate, a evidência de que a solução falhou!

Olho para alguns dos meus alunos, que nasceram na era histórica d.n. (depois da Net) e vejo um magote de putos criativos, com boas ideias e melhores valores, que não têm noção do que é «lutar pela vida», porque a sociedade que temos e os pais que os educaram, os protegeram irresponsavelmente, mimando em tudo o que puderam!

Olho para os pais deles e vejo que, nascidos a.n. (antes da Net), estão aturdidos pela mudança, mas, egoístas e competitivos, preferem seguir o caminho dos velhos que lhes abriram as portas da vida confortável de consumo. Fogem à visão dos novos que não entendem!

No meio disto tudo, já não sei onde vamos parar. Partilho aqui convosco um vídeo que os alunos fizeram o favor de me mostrar! Talvez explique muita coisa! http://www.youtube.com/watch?v=52e7i-2D6HU

E digo aos mais velhos: Acordem «marretas», o mundo mudou imenso! 

Será neste novo mundo, complexo, dinâmico e integrado - que  vocês querem renegar porque desconhecem, vos assusta - que construiremos as soluções de uma vida muito diferente! 

Para perceberem com maior profundidade o que está em causa, aconselho-vos a leitura de François Ascher: «Novos princípios do urbanismo, seguido de Novos compromissos urbanos.», escrito em meados dos anos 2000! E, de preferência, dos livros: «O que faria o google», de Jeff Jarvis; e «Como se tornar indispensável», de Seth Godin. Talvez assim nos possam ajudar a melhorar o mundo que temos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário