sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pontos de vista


Uma das maiores belezas da sociedade atual é a de podermos descobrir, a toda a hora, pontos de vista diferentes, inesperados, interessantes! 

É possível ter múltiplas informações e redes de conhecimento, nos mais variados cantos do mundo, cruzando olhares, sensibilidades e ideias. Gerando (cri)atividades. 

Se quisermos, temos mais oportunidades para aprender! Existem diversas ferramentas de recolha, tratamento, publicação, distribuição de dados, ideias, conceitos e conhecimento, mesmo sem custos. E de relação!

Há cada vez mais pessoas competentes e informadas. Há mais mecanismos para as encontrar. Por isso, hoje, já não basta ser um bom especialista (competências técnicas), é essencial ser bem educado (competências sociais), ser bem relacionado (competências relacionais), ser sensível (competências emocionais) e ter um bom intelecto (competências cognitivas).

É preciso saber congregar experiências e pontos de vista para melhor compreender e integrar os meios em que se está. Para desbravar campos, cultivando novas relações e soluções. 

Devido às múltiplas oportunidades de percursos de vida, hoje, é preciso saber dar-lhe um sentido (competência espiritual).

Esta nova sociedade, mediada pelos meios digitais, favorece as pessoas com inteligência integrada, capazes de cooperar. Exige espíritos abertos, focados, decentes e concretizadores, que sabem acrescentar valor aos outros! Exige espíritos que sabem agregar. 

A genialidade já não está no intelecto, está na ação combinatória e integradora de diversos pontos de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário