quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nos caminhos da Paz


...ou estupidamente, a caminho da guerra!

Vendo as tristes imagens da batalha campal num jogo de futebol no Egito, as notícias que correm na Net, ouvindo o wonderful tonight e recordando o wonderful world, fico entristecido com tanta estupidez. Pergunto-me: até que ponto iremos prosseguir na estúpida ação do conflito, inspirada pelo código genético-cultural da guerra?

Os sinais são relevantes. A desorientação é evidente. A aprendizagem histórica, o nosso instinto genético-cultural empurra-nos para a resolução dos problemas através da luta, como no tempo das cavernas, para a guerra generalizada que nasce, aos poucos, em cada lugar, quando o bom senso nos mostra que o caminho deve ser outro, o da Paz!

A sabedoria de múltiplas filosofias e religiões, a teoria das cordas e as éticas associadas remetem-nos para uma perspetiva de crescimento da consciência em espiral, do aumento gradual da consciência coletiva, feita à custa de experiências que, por vezes, geram sofrimento, ... que podemos transformar em aprendizagens.

Esta consciência pode segurar-nos. Construir a Paz. É um sonho, uma utopia, que podemos ambicionar, para a qual temos todos os recursos, exceto a sanidade do pensamento humano.

Até quando alimentaremos os sentimentos e os pensamentos de raiva nascidos da inaceitação da diferença, as parvoíces que, sem querermos, cultivamos em tantos lados?

Mais uma vez vos/nos peço, demos as mãos, em vez de nos desgastarmos em tristes cenas de debate estéril, em acusações (fundadas), mas inúteis, em discórdias inconsequentes!

Carregados de tristeza, por vezes, de raiva, passando fome ou sofrendo sem esperança, preparemo-nos para uma ação pacífica e positiva. 

Busquemos pequenas soluções positivas, projetos viáveis, que nos orientem nesta marcha turbulenta que será a passagem da sociedade das nações e regiões para uma civilização global, concomitante com o salto entre uma sociedade antes da Net (ou antes de Jobs, o Steve) e outra, a que se cria depois deles.

Por este caminho, como dizia Einstein: «não sei quando, nem como, será a 3ª guerra mundial, mas a 4ª será, de certeza, com pedras e paus», se ainda existirem pensamentos estúpidos que transformam pessoas normais em pessoas estúpidas.

Gostava muito que as minhas filhas (e os vossos) pudessem conhecer, por muitos anos, este Wonderful World http://www.youtube.com/watch?v=B8WHKRzkCOY e terem muitas wonderful tonights, ouvindo as músicas que mais adorarem!

Obrigado Carlos, Luis, Manel, Joana, Francisca, Safic, Natalia, Louis (Amstrong), Eric (Clapton), David (Attenborough), obrigado a todos os que, com os instrumentos que melhor manipulam, contribuem dia a dia para construir um mundo melhor para todos, mesmo para aqueles que, estupidamente, através das palavras, degradam a nossa envolvente comum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário