sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Copiar é ganhar!


A cópia. Essa coisa manhosa que os professores rejeitam nas avaliações, afinal, pode ser uma coisa boa! Um elemento de sucesso.

Copiar é tão importante como respirar! É um movimento essencial de aprendizagem, do desenvolvimento pessoal, da integração social e da dignidade humana ... se transformar, melhorar, recombinar e recriar respostas e soluções.

Copiar sem melhorar é pouco. Pára, retrai, atrasa. A cópia não basta. Para obter sucesso, é essencial copiar com genialidade e criatividade. As grandes criações e as soluções relevantes nascem desta perspetiva, visível em http://vimeo.com/32680066.

As melhores empresas praticam-na. Chamam-lhe «Benchmarking». Na vida individual também o fazemos, desde pequenos. Chamamos-lhe aprendizagem vicariante. Decalcamos modelos, adaptamos, melhoramos. Damos-lhe um cunho pessoal, decorrente da nossa história de vida.

A cópia tem mais valor quando recombina ideias e recursos a partir de uma elevada humildade criativa, coletiva.

A cópia limita quando se cinge ao decalque acrítico. À reprodução triste de algo igual! A cópia é uma forma de domínio usada pelos que querem dominar e pelos que não se importam de ser dominados.

A cópia por decalque é burrice, incapacidade de crescer. É a ferramenta dos que não vêem para além do dia de hoje. Expressa-se pela vergonhosa utilização em testes e plagio. A cópia pode ser mentira que revela o espírito mesquinho de alguns! Exclui e cria incompetência.

Por vezes, bloquear a cópia é essencial. Se for decalque repetitivo em contexto de experimentação e avaliação de aprendizagem. 

Permitir a cópia «burra», acrítica, é um desperdício. Mas criar regras limitantes e monopólios de cópias, com direitos financeiros de certos autores, é um crime que atrasa o desenvolvimento sócio-económico. É manter privilégios que excluem. É afastar alguns, muitos seres humanos, do poder e de uma vida digna.

Em todas as esferas da vida devíamos incentivar a cópia criativa. Defendê-la. Incentivar a disseminação e partilha dos seus resultados, a crítica (re)construtiva, carregada de humildade. 

A cópia pode ser excelente ou excludente! Depende de nós, das nossas escolhas e da forma como a usamos. Como tudo, afinal!

2 comentários:

  1. A roda já foi inventada há muito tempo. Copiar é inovar. Pegar em algo que já existe e modificar acrescentando valor. Parabéns pelo texto. Parece-me de enorme relevância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça, há quanto tempo! Obrigado pelo reforço. Também encontrei bons textos e pequenos, e deliciosos, pensamentos nos teus blogues ;-)TUDO DE BOM!

      Excluir