sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Educar é amar


Paulo Freire, pedagogo que nos amou e ajudou a descobrir o mundo e a profundidade da vida, escrevia: «Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!» Educar é amar. Ajudar a descobrir sentidos individuais para uma vida comum!

Ensinar, é transmitir informação que pode, se bem enquadrada, servir a Educação. São duas coisas distintas. Diferentes de aprender!

Aprender é explorar a vida, experimentar, buscar saber para se integrar, para se educar. É amar-se a si próprio, no sentido da vida que ousamos achar. É alegre integração com os outros, enche a vida, dá-lhe razão.

Aprender é o ato básico da Educação. Esta é algo mais: emoção, significado conjunto e razão. Feita com amor (fraterno e construtivo), descobre a vida na relação, inventa sonhos, significados, ouros, diamantes e tesouros. É Trans-form-ação (cri)ativa. É cheia. Excelente. Perdura. É plena. É a vida. É pura. É ligação.

Ensino, sozinho, é mera razão. Vazio, sem sentido nem emoção. Não tem gosto. É triste, é frouxo. É sofrimento que ilude. Frustração.

Felizmente, há professores, mestres e pais que amam. Enriquecem as vidas com o ensino e a instrução. Dão educação. Não se limitam à miséria do racionalismo, ao triste vazio da razão. Enchem a alma e o coração.

Educar, é amar. É despertar vidas com sentidos. Não é, apenas, ensinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário