domingo, 12 de fevereiro de 2012

Goleada espiritual ;-)


Um dia, iniciei um jogo, que desejo que nunca acabe. Arrisco uma goleada descomunal!

Na pouca sabedoria de jovem professor, há quase 20 anos, um dia, almoçava com o falecido Padre Manel, capelão do Colégio Militar, padre na Falagueira e professor em Carnide, homem de enorme sabedoria. Deliciava-me no repasto, ouvindo histórias de caça e do ultramar.

Explicava porque iria casar apenas pelo civil: - «Não sou católico!»

Ele, suave, interrogou: - Porque o diz? E prosseguiu: - Católico é aquele que pratica diariamente a ação, acolhe e cuida de si e dos outros. Eu já ouvi o que os alunos dizem de si! 
Golo para os padres: 1-0!

E, de seguida, perguntou: - Sabe porque se usa a palavra conjuge? Respondi-lhe: - Porque conjugamos um projeto, uma vida comum. Ele retorquiu: - Não, meu amigo, é porque os dois assumem um jugo, uma prisão, cheia de Amor, prometem Amar no resto da vossa vida!
Golo para os padres: 2-0! Bolas, 2 golos em 3 minutos?

Depois, com muita pena minha, fizémos um longo intervalo!

No final do ano passado, voltei ao jogo. Defrontei mais um padre, senhor velhinho de olhar vivo. Homem de garra e espírito são. Falhei-lhe de liderança, de emoção e de razão. O «velho malandro» explicou numa penada, tudo e nada: - O homem tem em si um selvagem que aparece sempre que se distrai, quando não reflete sobre o sentido da sua ação.
Golo para os padres: 3-0! Bolas! 

Devia ter juízo, ficado em casa. Já não tenho pernas par isto! Quase esmagado pelo saber espiritual de «padres coxos e velhotes». Por vezes, vale a pena jogar e perder. Ser goleado. O que conta não é o resultado, é o que se aprende durante o jogo, com o adversário! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário