domingo, 26 de fevereiro de 2012

O sentido da vida


A vida tem um sentido: aprender!

Ainda não percebi bem para quê. Talvez a morte o revele! Mas, enquanto não chego a essa etapa da vida, acredito, cada vez mais, que aprendemos para nos integrarmos no mundo, na relação com os outros, para ter sensações, emoções que aconchegam e dão conforto. Aprendemos para dominar a vida! Para ter autonomia, alegria e poder.

Aprender (do latim apprehendo,-ere) é tomar, compreender, apreender, agarrar, apoderar-se, ganhar poder. Num sítio, num contexto, num momento. Numa sequência única. Numa história pessoal, numa vida.

Quando nascemos, aprendemos a respirar, depois, a andar, depois, anos mais tarde, a pensar...de modo estruturado, padronizado, científico.

Aprendemos sempre. Mesmo que não queiramos! Aprendemos quando qualquer coisa nos toca, nos emociona, nos dá significado a uma relação, nos desperta uma ambição ou sonho, uma ilusão.

Aprendemos através das relações que estabelecemos, para gerar relações positivas. Experimentamos, sentimos, pensamos, partilhamos, conversamos, observamos, analisamos e estudamos. Agimos. 

Aprender é um processo que decorre da aprendizagem que se faz nos ambientes que temos. Seja em casa, na escola, no trabalho ou na rua.

É por isso que devemos criar magníficos ambientes...de aprendizagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário