segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Parvalhões


Durante anos vivi em Lisboa, fora de contexto. Senti-me deslocado, provinciano, bacoco! No meio de olhares críticos e de sorrisos jocosos que espezinhavam, mostrando-me que, por ser diferente, era inferior, estúpido, sem condição! Cá fui andando, muitas vezes, sem paixão.

Hoje não, sinto-me solto, livre e desenvolto!

Nascido em terra de pretos. Terra que amo, terra que sou! Vivido em Abrantes, na barraca sem luz nem retrete. Em Lisboa, no Cacém e no calvário. Vivido só e triste, perdido e desalinhado, desencontrado, todos os anos num mundo novo, construí-me... porque calhou!

Passei na casa do Sr. Major, com regras austeras, rigorosamente cumpridas por três criadas de nobre trato. Dormi em recato, perto do mato. Em terra de toiros que me guardou.

Tive o prazer de viver no campo, cultivar espinafres, subir a árvores e namorar princesas. Grandes belezas! Doces, ingénuas, lindas, mas não indefesas, com nobres rosetas que deixam saudade. Aconchegado em sonhos, vivi desacatos, junto de chulos e pegas. Jogando à batota por entre nesgas, jantando na messe dos oficiais, e outros que tais!

Aos 15 anos, foi vida demais!

Hoje, gozo a snobeira estúpida dos criticadores, dos urbanitas inferiores, senhores professores doutores, que sarcasticamente, olhando-se ao espelho, comentam os provincianismos dos outros! 

Olho-os com o desdém que me merecem! Limitados, espíritos fechados, pobres sofridos e desgraçados. Tristes vergonhas de gente podre. Espíritos menores que sofrem de medo.

Sinto-me azedo, mas, simplesmente, vingado! Alegre e chocado, com a minha maldade!

É este o sentir agridoce de quem saboreou a poesia do campo, conheceu o saber do mato, soube ser feliz no trato, porque, afinal, a felicidade é uma coisa natural, quando não olhamos os outros a mal e os sabemos acolher em tudo o que são!

Parvalhões, vinguei-me da humilhação!

2 comentários:

  1. Uma prosa com perfume intenso a poesia. Palavra que gostei !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu também adorei escrevê-lo! Saiu bem!
      Forte abraço e TUDO DE BOM.

      Excluir