domingo, 5 de fevereiro de 2012

Poder


O poder, apesar de dar trabalho, dá saúde, dinheiro, segurança, auto-estima e bem estar. O Poder dá poder. Garante privilégios. O poder faz acontecer, agregando mais poder. Há sempre pólos centrais, que dispersam energia pelas envolventes, cada vez mais fracas.

Até hoje, e não sei se algo se irá alterar, o poder está muito ligado à acumulação de estatutos, patrimónios, competências e de recursos materiais que se mantêm por muitos anos, que não se desvanecem, e a uma velha lógica de agregação contínua de relações privilegiadas.

Mas, a Internet permite uma nova lógica de agregação efémera das pessoas e do poder, que ainda está por perceber. Com ela, hoje, o poder distribui-se também pelas relações e pelas ideias ou ilusões. Está mais fundado em bens imateriais, que se desvanecem e desaparecem com maior velocidade, mas que também se reconquistam num ápice.

Nas fases de (r)evolução, como a que agora vivemos, desde 2008 e, no meu entender, até 2015, transferem-se os núcleos de poder. Por vezes de modo suave. Noutras com grandes combates. Veremos como irá acontecer neste contexto social hipermédia!

Esperemos que, de qualquer modo, não se percam as democracias e os estados providência, a base política sobre a qual se concretizaram os mais notáveis progressos da sociedade, apesar das turbulências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário