sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Opinião, opiniões e mauzões!


Todos temos opinião! Válida, obviamente, no nosso círculo de gente.

A opinião pública está nas conversas de café, no facebook. Tem baixo rigor, reflete a perspetiva dominante. É de modas. Limitada! O olhar da classe média, da maioria convergente. É o reflexo da manipulação criada pela opinião publicada. Tem pouco valor ... mas, infelizmente, é válida!

A opinião pública é o reflexo da péssima comunicação social que temos. Em todo o Mundo. Com um enorme contributo dos jornalistas e do jornalismo comprado, manietado, manipulado.

A opinião publicada é lida nos jornais, ouvida na rádio, vista na televisão, nos órgãos formais de comunicação. Realça o discurso e a linguagem dos poderosos, dos «mauzões» que passam pelos filtros «manhosos», deformados pelos negócios, da comunicação social. Cria ilusões!

Hoje, Portugal é um país diferente, descrente. É o que é, por nossa causa, pela Opinião que temos! Pela miserável (in)Justiça, pela vergonhosa (des)Informação que fazemos, pela (des)Opinião Pública que partilhamos, por tudo aquilo que cultivamos, por aquilo que publicamos.

A opinião é um fruto que criámos, inventámos e colhemos. São opiniões, de muitos mauzões que os outros (nós), estupidamente, lhes dão reflexo nas conversas de café, multiplicando desilusões. 

A Opinião é apenas isso! Uma ilusão. Não são factos. É mera interpretação, carente de rigor. Simples e tenebrosa manipulação que os opinadores e os jornalistas multiplicam como ilusionistas que são!

Nenhum comentário:

Postar um comentário