sábado, 26 de maio de 2012

O dedo na ferida … do Leão!


Desculpem-me, amigos que amam o SCP. Vamos falar com realismo. Hoje, o Sporting já não é um dos grandes. Já foi, mas agora, o clube não está à altura da ambição. Perderam a taça, com a Académica! Era favas contadas … para um clube superior! 

Os da Briosa, que estavam em campo, assumiram a inferioridade e quiseram ganhar. Lutaram, determinados, conquistaram. Mereceram.

Faltou-vos a noção da realidade, fora e dentro do campo, faltou a chama de vencedor e a imponência que já não têm. Aprenderam a lição. A falta de realismo enfraquece a regeneração! 

Olhem bem para o palmarés (do futebol de 11) nos últimos 25 anos. Uma geração com poucos títulos, envergonha a história do clube. Muito longe do Porto. Distante do Benfica. Seguido de perto pelo Braga e Boavista. 

O atraso é grande. O espírito de campeão já não existe. 

Quando assumirem esta realidade, com humildade, ganharão raiva, que se pode transformar em força. Criarão um ambiente mais favorável para os jogadores, poderão lutar com mais energia coletiva, combinando a força da emoção com a inteligência da razão. A situação atual também exige tempo, organização e trabalho, espírito de sacrifício, dedicação e persistência para alcançar os melhores.

Acordem. Aproveitem a alma ferida do Leão para criar um sistema de liderança consistente, uma cultura de campeão. Com crença e determinação. 

Por agora, sobra sonho e ousadia, ilusão. Os resultados ficam à vista. Não é só um problema vosso. É o fiel retrato da nação, em que os «culpados» ... são os jogadores!

2 comentários:

  1. Caro professor,
    A clubite é uma doença que afecta muita gente, e infelizmente ainda não encontrei cura que me livre deste mal totalmente, apesar de tentar afastar-me destas discussões que considero irracionais na sua maioria. Não pensei que abordasse este tema nas suas dissertações, as quais tenho gostado de ler, até há alguns momentos atrás. Posso concordar com grande parte do que foi escrito, mas permita-me algumas correções; 1) se analisarmos a última dúzia de anos, o SLB tem 8 títulos nacionais incluindo a Taça Lucílio Batista (4x) enquanto o SCP tem 9, apesar de ter perdido recentemente uma final europeia em 2005 e uma Taça de Portugal já este ano. 2) Ser grande não significa que não se perca com os pequenos. Acontece, e não creio que tenha sido por desrespeito ao adversário.
    Entendo que estes reparos pouco importam na mensagem que pretende transmitir, mas foi só um pequeno esclarecimento.
    Um grande abraço e espero voltar a ler brevemente mais assuntos interessantes e menos futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;-) A questão central é a da ilusão ... do Sporting, do Benfica e do país. Tal como o SCP, o Benfica também tem andado iludido, com demasiada ambição e relativamente mal liderado;-) Parece estar melhor, mas ... o Benfica tem mais passado, tem muitos mais adeptos e outro valor enquanto marca. Mas também já foi grande! E agora?

      Só para lembrar, eu prefiro o Leixões, apesar de pequeno e quase à beira a falência ;-) Mas não sofro de clubite ;-)

      Excluir