quarta-feira, 9 de maio de 2012

Burros e deficientes


Deficientes são todos aqueles que designam os outros como tal. Deficientes … pensamentais: burros.

A deficiência é uma anti eficiência idealizada. Portanto, necessita da definição da eficiência, sempre circunscrita a uma função. Uma deficiência num elemento de competência pode conformar uma eficiência elevada noutro! Que estranho!

Um autista será um deficiente ou um diferente com múltiplas deficiências e eficiências? Será um deficiente porque o é, ou é um diferente que poderemos amar com outros jeitos? Seremos nós eficientes ou deficientes nas sua avaliação e na relação que estabelecemos?

A «deficiência», em certos aspectos, é um peso para os que estão próximos. Mas também é um desafio ao desenvolvimento de cada um e da sua comunidade, da família, do espaço nobre das ligações afetivas fortes. A «deficiência» pode ser um dom que faz emergir em nós (nas nossas relações) as mais maravilhosas descobertas e competências.

Bem vistas as coisas, todos somos deficientes … ou diferentes. E a nossa maior deficiência é o modo como olhamos para os diferentes, a forma como tratamos os demais, como olhamos para nós próprios.

Somos deficientes porque as nossas concepções de sociedade,educação e pessoa são deficientes. Na génese, somos diferentes, no percurso de aprendizagem e (des)integração coletiva, não somos deficientes, torna-mo-nos, aprendemos a ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário