terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sou Preto!

Nasci em África. Tive essa sorte. A de perceber, em tenra idade, que a Terra é muito mais forte. E, apenas, de mãos dadas, poderemos estar bem com Ela!

Para nós, é evidente que a vida se conquista em cada dia, com energia, ambição, esforço, solidariedade, sofrimento, respeito e amor. E, no final do dia, reunimos e comemoramos mais uns feitos, no café, na taberna ou na rua, à porta das nossas casas.

Sou Preto e sou Estrangeiro (entornado). Felizmente até somos árabes!

Nasci em África, vivi no interior deste Portugal (continental), e sinto-me preso nesta capital elitista do império Português, nesta Europa snob, no reino obscurantista e capelista dos «Lisboas».

Sou Português, de uma pátria extraordinária que, em tempos, seduziu e conquistou o Mundo e que, nos últimos 250 anos, se tornou subserviente,  francófona, primeiro, anglófona, depois, de qualquer modo, bacoca e inibida pelo provincianismo e falta de respeito dos seus líderes à sua extraordinária História.

Sou Preto! Filho de uma nação extraordinária, que Martin Page, no seu livro «A primeira aldeia global» glorifica, boquiaberto, com as inúmeras estórias da História de Portugal. Sou Preto e sou Branco.

Tenho uma bis-avó javanesa e um trisavô holandês! Felizmente, sou de muitas cores! 

Trago no sangue a alma exploradora de três continentes e o sentido da universalidade que, hoje, e sempre, nos ajuda a criar soluções. Carrego a cultura aberta deste Portugal e a experiência de quem pouco teve, daqueles que viveram em barracas, mas que este país (pós 25 de Abril) conseguiu aconchegar e desenvolver para que, um dia, pudesse «ser alguém».

Estou grato a este MEU PORTUGAL, ao meu povo e a alguns dirigentes!

Sou Português, nasci com o povo, tenho orgulho no que fomos, somos e seremos: um povo multicolor (que alguns espíritos medíocres procuram atrofiar para seu bem!) capaz dos mais extraordinários feitos.

Apesar dos contextos, venha daí 2012. Venha daí mais um ano, que enfrentaremos com todas as nossas cores. Sem guerras! 

Daremos as mãos, inspirados pela Universal Alma Lusitana, que nos levou aos Descobrimentos, e faremos mais uns feitos extraordinários, com a triste snobeira dos «Lisboas».

Felizmente, continuo a ser Preto!

7 comentários:

  1. Alvaro, foi precisamente essa tua característica (a de seres multicolor), que te permitiu/te estar sempre uns passos à frente do que por ai vinha/vem.É essa tua maturidade colorida que nos tem tb ensinado a aplicarmos (quem ctg lida)a cor mais adequada nas situações do nosso dia a dia. Por isso nunca te senti "preto" ou "branco" ou "vermelho" mas sim um arco íris que ilumina e fundamenta a cor com que consegues colorir as situações. as relações, os projectos. Bem hajas por todas tuas "cores" partilhadas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas tuas palavras (sinceras, eu sei), mas serei sempre Preto (Africano) Colorido!
    Espero que neste ano de 2012 consigamos transformar as minhas idiotices coloridas em concretizações multi-saborosas. Conto convosco para, juntos, construirmos um mundo melhor. GRANDE BEIJO de AMIZADE, AC

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Pelo teu apelido és o irmão da "nossa" Sãozita?!

    Nada mais soube de ti, desde Nampula.
    Obrigada pelas lindas mensagens. Gostei de ler as "tuas cores".

    Boas entradas para 2012. Eu ainda sou das pessoas que tenho "Esperança".

    Um abraço "macua".

    Elisa

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, não sei, mas vou averiguar! De qualquer modo, gostei muito do Teclar e outros projetos que tais. É uma perspetiva construtiva de bem-estar. Continuaremos de mãos (e teclas) dadas, na criação de um mundo cheio de «Carinhas Felizes». Tudo de bom para todos os dias, AC.

    ResponderExcluir
  5. Afirmação descomplexada e extraordinariamente positiva do que é este recanto. No meu modesto entender, só possível dos que geneticamente transportam, como afirmas, caldo multicontinental, em particular a matriz africana.

    Seguramente que voltaremos a ser grandes !

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernando. Bem-vindo, tinha saudades! Tudo de bom, um excelente 2012. Até breve, AC

    ResponderExcluir