segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Amar é uma escolha...

...Amor é um sentimento.

Amar é um verbo, um acto, um processo, a mais nobre palavra que conheço, uma escolha. Pode ser bem ou mal sucedida. Amar, é criar Amor, dar carinho, acolher, aconchegar, fazer o bem ao outro, ajudar a crescer e a ser feliz. É praticar o Natal do «puto do presépio»! Amar, é uma generosidade, é dar-lhe o que o outro precisa! Nem sempre, o que deseja, o que quer.

Nem sempre conseguimos Amar. 

Não sou capaz de Amar os que me envolvem em todas as circunstâncias, em casa, na rua ou no trabalho! Seria bom (suspiro),...ai como seria! Mas nem sempre estou disponível!

Amar (dar Amor) pode estar nas nossas mãos, se as emoções o permitirem. Mas, sentir Amor, é algo que depende do coração de quem recebe! Trocar Amor tem que ver com Dar e Receber! É o auge de Amar.

À medida que aumenta a intensidade e as obrigações da vida, perdemos competências para Amar e para sentir o Amor que trocamos. Não crescemos. Estupidificamos, racionalizamos, padronizamos, materializamos o Amor e os nobres e instintivos actos de Amar. 

Confundimos o Amor, esse sentimento de acolhimento e carinho, com o prazer de receber prendas e viver momentos efémeros, por vezes, de êxtase. Transformamos o Amar em actos de querer, de esperar, de ter, de exigir. Nessa angústia, afogamos as relações em prendas, obrigações e desilusões. E, depois...as relações (de pessoas que se amam) acabam porque JÁ não sabem Amar nem sentir as dádivas de Amor.

Feliz Natal. Amem-se muito, que a vida é curta!

2 comentários:

  1. A proposito do amor... lembrei deste meu post, de ja algum tempo, mas que fala, de certo modo, não so deste seu post, mas do blog como um todo: http://eismeaquiprovisorio.blogspot.com/2011/05/mae.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! É mais um contributo.

    Realmente, ser mãe adotiva...é AMAR! Eventualmente, muito mais do que ser mãe biológica, ter e pouco acompanhar. É por isso que defendo que os homossexuais devem poder adotar. Devem poder AMAR quem precisa de ser amado! O AMOR é tão bom(suspiro)!

    Beijos e bom ANO NOVO, cheio de AMOR e de AMAR

    ResponderExcluir