quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ganhar o futuro..mudar de paradigma

Apenas recordo que, para transformar a sociedade atual e ganhar o futuro, será essencial mudar de paradigma, como bem expressa Sir Ken Robinson em http://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U&feature=relmfu


Não é preciso dar passos atrás, como propõe a reforma educativa agora em debate! Nem cultivar a diversão, sem rigor e desafio. 


Nem 8, nem 80! Nem a estupidez das gavetas disciplinares e a cultura dos limites, nem o construtivismo libertário que dispersa e atrapalha! Mas, antes, um pouco de oito e de oitenta, uma espécie de 88! 


Sejamos capazes de desenvolver um construtivismo balizado, com áreas de aprendizagem carregadas de significado social, real. Como o fazia Celestin Frainet, no início do século 20. Mas o ministro da Educação, coitado, porque é ideologicamente bloqueado, não fez o trabalho de casa com rigor, desconhece! Resultado: um grande retrocesso na Educação, voltamos ao paradigma anterior, quando devíamos avançar para o seguinte! 



Nota: «Celestin Freinet nasceu no sul da França, na região de Provença, numa família de oito filhos. Seus dias de escola foram profundamente desagradáveis, e afetaram seus métodos de ensino e desejo de reforma. Enquanto cursava o Magistério estoura a Primeira Guerra Mundial. Interrompe seus estudos e é obrigado a alistar-se. Recrutado pelo exército francês, em 1915 na ocasião teve uma lesão pulmonar causada por gases tóxicos. Esta experiência o transformou em um pacifistaconvicto. Em 1920 iniciou seu trabalho como professor de escola primária, antes mesmo de concluir o curso normal. Foi quando Freinet começou a desenvolver seus métodos de ensino. Ele atuou como professor-adjunto em Le Bar-sur-Loup e docente em Saint-Paul.

Em 1923 Freinet comprou um tipógrafo, para auxiliar a atividade de ensino, já que seu ferimento do pulmão dificultava que falasse por períodos longos. Foi com este tipógrafo que imprimiu textos livres e jornais da classe para seus alunos. As próprias crianças compunham seus trabalhos, os discutiam e os editavam em pequenos grupos, antes de apresentar o resultado à classe. Os jornais eram trocados com os de outras escolas. Gradualmente os textos do grupo substituíram livros didáticos convencionais.

Em 1924, Freinet criou uma cooperativa de trabalho com professores de sua aldeia, esta cooperativa suscitou o movimento da Escola Moderna na França. Neste mesmo ano inicia as primeiras correspondência escolares...» in http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lestin_Freinet, acedido a 15.12.2011, às 18.59 h TMG.

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