quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Carinhas felizes

Com o dinheiro contado para cumprir os compromissos, todos os dias me levanto para ajudar a construir um mundo melhor, com mais «carinhas felizes»! Sou imperfeito, a ambição é grande, mas vale a pena tentar! Pelo menos, no fim do dia, deito-me com a agradável sensação de que dei mais uns passos. Aprendi mais um pouco. A vida, assim, tem sentido.

Há, felizmente, muita gente assim. Gente melhor. Gente generosa, decente, que se sacrifica e «luta» pelo bem comum, que empreende, que faz. Professores, formadores, enfermeiros, médicos, «funcionários públicos», auxiliares, polícias, bombeiros… crianças (essas são genuínas no ato de ajudar, quando lhes damos espaço para tal)... voluntários, tantos, tantos, que faz impressão.

Tanto altruísmo, tanto valor, pouco glorificado! Tanto trabalho BOM que não reconhecemos. Tantos salários miseráveis que lhes pagamos. Às vezes, aparecem em «fogacho», no Natal, como curiosidades, na televisão e nas revistas. Mas são heróis!

Em contrapartida, todos os dias, no horário ou nas páginas nobres, alguns, poucos indivíduos, são glorificados pelos resultados das suas empresas e (des)governos. Pagam para isso. São visíveis, importantes pelas conquistas que nos afetam, como se vê. Mas os meios de comunicação e os salários recompensam-nos diariamente por criarem tristeza, miséria e pobreza.

Que estupidez. Premiamos o egoísmo e cultivamos o poder medíocre que se compra!

Se mais não posso fazer, por agora, pelo menos, do fundo do coração, agradeço aos BONS: MUITO OBRIGADO a todos os que, com generosidade e decência, todos os dias, se levantam para ajudar a construir um mundo melhor, com parcos rendimentos, sem que a comunicação social vos valorize.

A vocês, amigos do Desenvolvimento que gostaria de ver mais com «carinhas felizes», (Clara, David, Isabel, Joana, Jorge, Manuela, Raul...Tânia, e tantos mais que posso citar), agradeço, do fundo do coração, o vosso esforço, apesar dos insucessos que temos e da pouca visibilidade que vos dão.

A vocês (Alberta, Cláudia, Luís, Paulo, Olga e mais alguns ex-colegas do liceu D. Pedro V, em Lisboa) que têm lugares relevantes na socialite da comunicação, que gosto de ver com «carinhas felizes», grito: «PORRA, ACORDEM!», valorizem os BONS comportamentos, escondam os maus. Mostrem mais os que devem servir de exemplo para construirmos um mundo melhor.

Vocês, malta da comunicação, têm uma responsabilidade acrescida na Educação. Nós precisamos de vocês! Com outros comportamentos. Em 2012 precisaremos do vosso lado melhor.

Para todos, e para mim, desejo ver «Carinhas Felizes» em 2012. É uma das melhores razões para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário