terça-feira, 3 de julho de 2012

Um novo contexto


Pressionados pela crise climática e ecológica, estamos numa época turbulenta de crescimento de poder distribuído, na era do Google, do Facebook e do Marketing 3.0, a caminho de uma nova geração de negócios, de vidas, de interações e interdependências, dominadas pela emergência de novos poderes, de novas comunidades e de outros valores, como afirma Kotler!

Vivemos uma época de fortes transformações, muito para além da crise económica que ocorre na Europa e um pouco por todo o mundo. Esta «mudança» é impressa pelas novas tecnologias e novas gerações. Vai manter-se por muitos anos e aprofundar-se com a tendência de globalização da nova Sociedade Hipertexto: uma sociedade em rede, de múltiplas e cada vez mais frágeis ligações, flexível e interativa que reforça a importância dos contactos e a capacidade de inventar (concretizando) soluções e respostas em momentos de vida cada vez mais apertados, mas em espaços geográficos cada vez mais distantes e multiculturais.

A este propósito, vale a pena ver o pequeno vídeo We all want to be young que o Youtube permite visionar e ler os textos de François Ascher (geógrafo francês, falecido em 2009).

Cada vez temos mais atores com diferentes poder no mundo dos negócios e mais informações disponíveis, que nos chegam dia-a-dia, pela rádio, televisão, computador, etc. Já não chega saber desenvolver um rede de trabalho (networking), é preciso saber criar uma excelente (netliving), na qual existem várias networkings.

Temos mais acesso a recursos, por vezes, mais escassos, e mais ambições.
A competição aumenta, mas a cooperação também. Cresce imenso a independência e a interdependência, tornam-se intensamente pressionantes.
Mas o tempo diário mantém-se o mesmo: 24 horas!

Por isso, precisamos de fazer mais escolhas, sujeitos a mais estímulos e mais ambições. Naturalmente, temos melhores condições para sentir a pressão, o stress. Se não o soubermos compreender e gerir.

Saber selecionar a informação, compreender o jogo em que nos envolvemos, saber escutar, estar com os outros, decidir, planear e executar é hoje essencial para sobreviver e para construir um sucesso, normalmente efémero.

É crucial saber estabelecer prioridades e cultivar relações eficazes, concentrando esforços naquilo que pretendemos concretizar. Hoje, é fundamental gerir a agenda de tempo, a das prioridades e a das relações, numa perspetiva adaptável, por vezes flexível, sem perder a orientação.

É muito fácil, nesta era, passarmos a ser escravos do tempo e das nossas ambições ou relações.

Mas, nas diversas áreas da vida, nós queremos ser exploradores, conquistadores e concretizadores bem-sucedidos! Para tal, temos um recurso, muito valioso e sempre a esgotar-se, que pode ser nosso aliado: o tempo!

Texto publicado na Agenda PROCIFISC 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário