sexta-feira, 6 de julho de 2012

INTELIGÊNCIA


O sucesso e o bem-estar são o resultado do modo como uma pessoa interpreta a vida, nos contextos, nos momentos e interações que vai vivendo, no modo como o seu pensamento controla as emoções, as atitudes, os comportamentos, através da sua consciência … e do treino!

Este trabalho (processo) de controlo da vida pelo pensamento, carregado de conhecimento e destilado pela sabedoria, vai ganhando relevância ao longo da vida, em direção à máxima autonomia da idade adulta. Para depois decrescer!

Começa, acima de tudo na infância, nos primeiros meses de vida, quando os cuidadores cultivam (ou não) o amor, as experiências positivas e o bem-estar na relação com os seus «protegidos».

Desenvolve-se na juventude quando as referências humanas (os amigos e os pares) nos ajudam a criar novos padrões de pensamento, de emoções e de relações. Mantém-se ao longo da vida, em momentos marcantes de mudança.

É um percurso de aprendizagem e transformação que, aparentemente, acaba quando morremos! Se assim o quisermos, se formos capazes de assumir a vontade contínua de crescer e de mudar!

É a isso que chamo INTELIGÊNCIA: a contínua vontade de aprender e crescer, utilizando todas as formas de inteligência (corporal, emocional, espiritual, relacional e cognitiva) que nos fazem criar bem-estar, individual e coletivo.

É esta SABEDORIA que devemos cultivar, até morrer!  

TUDO DE BOM ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário