domingo, 15 de julho de 2012

Faltam sorrisos


Passei o sábado de manhã na loja do cidadão. Resolvi os assuntos que lá me levaram! Tive tempo para reencontrar uma aluna diferente, brasileira, do Nordeste. Observámos juntos o panorama. 

Pudemos ver os rostos cerrados dos cidadãos. Assistimos a atos de solidariedade entre pessoas que não se conhecem. Que estão treinadas para se entreajudarem. Mas a maioria … essa maioria!

As expressões corporais e faciais revelam cérebros programados para sobreviver, em tensão, com pressão, com rostos pouco sorridentes, com pouca cor. Percebi que estamos educados para nos fecharmos no medo e no bloqueio que nos afasta do outro. Dá jeito!

Hoje estive no Continente. Num hipermercado cheio de cor e de apelos ao consumo. Peguei numas maçãs que cheiram a nada! Vi os mesmos semblantes carregados. Ao fim de muito tempo, encontrei uns pêssegos, pequeninos, baratinhos, portugueses, que cheiravam a fruta! Huauh!

Faltam sorrisos no ar, nas almas, nas escolas, no coração! Sobram momentos de alegria iludida que se desvanece com um travo amargo de frustração. Há angústia, tensão e muitos olhares perdidos no chão :-(

Será o fruto da cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário