sexta-feira, 6 de julho de 2012

Respeitar o corpo (dica de GT)


O corpo é a nossa base de vida. Transforma-se continuamente através das trocas internas e externas que realiza. Condiciona os desempenhos e os resultados que somos capazes de atingir. É condicionado pelo que lhe fazemos, pelo que sentimos, pelas relações que temos!

Se não lhe damos descanso, se o alimentamos mal, queixa-se. Se exigimos demais, sofremos as consequências. Devemos treiná-lo.

Talvez seja bom considerar a hipótese de ele guardar uma alma própria a que devemos dar mais atenção.

As pessoas que pretendem maximizar o tempo sofrem normalmente de stress. Em níveis controlados, é um aliado dos desempenhos excecionais. Quando ultrapassa os limites, torna-se negativo, gera tensão, angústia e reações que prejudicam as relações, a qualidade de vida e podem, em situações extremas, levar à morte.

O nosso corpo tem necessidades, ritmos, ciclos energéticos (com altos e baixos), características, predisposições que precisamos de saber reconhecer para definir o que devemos fazer ou não, ao longo do tempo. A nossa energia e capacidade de recuperação aos 20 é muito diferente da que temos aos 40 e aos sessenta anos.

O Ser possui variações de energia e de capacidades ao longo dos ciclos diários, semanais, mensais e anuais que vão acontecendo, em articulação com a natureza e os outros seres próximos. Negá-los e e forçá-los é o pior caminho para conseguir fazer mais. É uma tendência que se acentua, mas, ao mesmo tempo, um atentado à vida, que pagamos mais tarde ou mais cedo, com maus resultados.

Um dos grandes segredos da gestão do tempo é o de saber aproveitar tudo o que o corpo nos pode dar, sem o esmagar na pressão da agenda e das nossas ambições. Ouvi-lo, senti-lo, respeitá-lo, produzindo mais quando ele quer, deixando-o recuperar quando precisa. E, acima de tudo, alegrando e reforçando a sua energia e alma.

Este trabalho começa por identificar e combater os inimigos ocultos do corpo e da vida.

O nosso sucesso passa por descobrir as convicções perigosas, os hábitos (alimentares, de trabalho, sociais) que degradam o corpo, como, por exemplo, dormir menos do que ele pede.

Nesta batalha, é também importante saber identificar os estímulos que fazem disparar os nossos batimentos cardíacos, a pressão arterial e a tensão respiratória. São bons avisadores do nosso estado de saúde. A respiração controlada é um caminho para as boas ideias e relações. É uma preciosidade.

Neste esforço de respeitar o corpo, devemos praticar atividades físicas regulares que nos permitam recuperar e gerar energias, precisamos de aprender a fazer exercícios de respiração – eventualmente através do yoga -, é bom que saibamos fazer programação neuro-linguística positiva, cultivando a atitude e a mentalidade positiva. Mas, para além disso, torna-se essencial cultivar as amizades, a diversão, a alegria, o convívio, a comunhão e comemorar vitórias com os que nos acompanham.

Além do mais, não nos esqueçamos que o tempo é a vida. É nosso e não se recupera, apesar dos desafios, dos compromissos, das obrigações, precisamos de «Guardar Tempo Para MIM», essencial para nos recompormos e seguir o caminho.

TUDO DE BOM ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário