sábado, 14 de julho de 2012

O adaptador


O cérebro (com um sistema nervoso integrado) é a infraestrutura que funciona como nosso ADAPTADOR À VIDA. É plástico, moldável, vivo, está constantemente em evolução, tanto mais quanto se mantiver aberto aos outros e ao novo. Quanto menos se bloquear!

O cérebro prolonga-se para o Ser através da Mente!

A Mente tem, pelo menos, quatro funções essenciais: garantir a sobrevivência do corpo; adaptar o corpo ao meio (interpretá-los, compreende-los, imaginá-los); aprender (criando e manipulando os recursos); e ligar-se (muito para além do que se imagina, à natureza cósmica e aos outros).

A imaginação é um dom que os seres humanos têm, a um nível muito diferente dos outros animais que conhecemos. Permite criar. Ser criativo. Construir linguagens e conceitos, teorias e conhecimentos. Cria um ambiente para Viver, Aprender e Ligar. 

A vida é o que imaginamos dela!

O adaptador pode ser educado. Em espaços de vivência especiais, por pessoas que, cuidando da mente e do corpo, gerando seguranças e ligações, se tornam especiais. Assim se cria o espírito criativo, aberto e construtivo. Extrai-se o positivo, o talento, a energia e a força. Cria-se liberdade do Ser e criatividade no todo. Gera-se tendência para o Amor.

Mas o adaptador também pode ser treinado para tudo o que seja destrutivo. É muito fácil programá-lo a partir da genética de cada ser humano. Baseia-se no mais básico instinto de sobrevivência do sistema nervoso. Aquele que está mais profundamente ligado à mente, numa base menos moldável pelas ideias.

Quase tudo pode ser aprendido, criando-se novas estruturas neuronais que as vitórias, as experiências e treinos podem reforçar, passando a fazer parte daquilo a que chamamos carácter. Quase tudo pode ser educado ou, mais corretamente, extraído/partilhado de dentro da Mente (eventualmente, da Alma).

A Educação desenvolve a Mente. Cria-lhe sentidos e caminhos. Também com as ideias. Mas acima de tudo, com tudo o resto! Pode resultar em todos os tipos de atitudes e comportamentos que podemos encontrar.

A instrução joga apenas no campo da informação! A formação, no condicionamento. O treino, na predisposição.

E qual é o papel da Alma e da Consciência do Ser?

Tenha-se Calma, Tranquilidade e Amor ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário