domingo, 5 de agosto de 2012

Organizando, ... poupamos tempo!


Para fazer emergir o talento individual é preciso organização. Com desorganização, perdemos tempo a corrigir erros e conflitos. 

A organização poupa tempo e chatices! Quando é demasiada, bloqueia a inteligência criativa, quando não existe, atrapalha, confunde, põe em causa o objetivo e a nossa vontade de trabalhar em conjunto.

Para garantir a eficácia (obtenção do objetivo desejado) e a eficiência (com o mínimos recursos), é fundamental conhecer o papel de cada pessoa e o que cada um deve fazer no seu lugar. Assim se torna mais fácil trabalhar em conjunto, enfrentando de modo positivo os inesperados e prosseguindo com segurança até ao resultado pretendido.

Para trabalhar em conjunto, é essencial haver regras, normas de conduta, metodologias e instrumentos simples de colaboração. Assim se cria um sistema que reduz o inesperado. Dá-nos uma base para trabalhar em segurança. Reduzem-se as falhas e os conflitos interpessoais. Apaziguam-se os medos, as angústias e incertezas.

A maior parte do tempo desperdiçado é passada a sentir os problemas emocionais que se impõem e não permitem que tenhamos o cérebro limpo para buscar outras ideias e soluções. Quando estamos «chateados» com alguma coisa ou com alguém, distraí-mo-nos com facilidade!

Se o sistema de trabalho estiver organizado, for previsível, até conseguimos obter os resultados que queremos, em menos tempo!

Outra fatia importante do tempo perdido tem origem nos nossos conflitos interpessoais, na criação de mal-entendidos. A partir deles, iniciamos processos de instabilidade emocional que nos afetam. Por causa dos conflitos relacionais, muitas vezes, deixamos de fazer o que deve ser feito, para fazer o que é possível. Perdemos oportunidades. 

Além disso, aprisionados nas redes de instabilidade emocional, insegurança e desorganização, cometemos mais erros (por vezes com elevada gravidade), precisamos de investir tempo na sua correção, necessitamos de fazer esforços acrescidos de comunicação para gerar condições mínimas de colaboração, precisamos de apoiar aqueles que, à nossa volta, sentem insegurança emocional. Destruímos o tempo e a energia de que tanto precisamos para o sucesso.

Numa época onde se torna essencial inovar continuamente e criar relações especiais, a organização reduz o risco de ocorrências desagradáveis, reduz a incerteza que assusta e cria as bases para a inovação sustentada. 

A organização cria estabilidade emocional para deixar aparecer as ligações cerebrais que geram as novas soluções que fazem a diferença. Mas tem de ser desenhada para libertar o talento!

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