Para
fazer emergir o talento individual é preciso organização. Com
desorganização, perdemos tempo a corrigir erros e conflitos.
A
organização poupa tempo e chatices! Quando é demasiada, bloqueia a
inteligência criativa, quando não existe, atrapalha, confunde, põe em causa o objetivo
e a nossa vontade de trabalhar em conjunto.
Para
garantir a eficácia (obtenção do objetivo desejado) e a eficiência
(com o mínimos recursos), é fundamental conhecer o papel de cada
pessoa e o que cada um deve fazer no seu lugar. Assim se torna mais fácil trabalhar
em conjunto, enfrentando de modo positivo os
inesperados e prosseguindo com segurança até ao resultado
pretendido.
Para trabalhar em conjunto, é essencial haver regras, normas de conduta, metodologias e
instrumentos simples de colaboração. Assim se cria um sistema que reduz o
inesperado. Dá-nos uma base para trabalhar em segurança. Reduzem-se as falhas e os conflitos interpessoais. Apaziguam-se os
medos, as angústias e incertezas.
A
maior parte do tempo desperdiçado é passada a sentir os
problemas emocionais que se impõem e não
permitem que tenhamos o cérebro limpo para buscar outras ideias e
soluções. Quando estamos «chateados» com alguma coisa ou com
alguém, distraí-mo-nos com facilidade!
Se
o sistema de trabalho estiver organizado, for previsível, até
conseguimos obter os resultados que queremos, em menos tempo!
Outra
fatia importante do tempo perdido tem origem nos nossos conflitos
interpessoais, na criação de mal-entendidos.
A partir deles, iniciamos processos de instabilidade emocional que
nos afetam. Por causa dos conflitos relacionais, muitas vezes,
deixamos de fazer o que deve ser feito, para fazer o que é possível.
Perdemos oportunidades.
Além
disso, aprisionados nas redes de instabilidade emocional, insegurança
e desorganização, cometemos mais erros (por vezes com elevada
gravidade), precisamos de investir tempo na sua correção,
necessitamos de fazer esforços acrescidos de comunicação para
gerar condições mínimas de colaboração, precisamos de apoiar
aqueles que, à nossa volta, sentem insegurança emocional.
Destruímos o tempo e a energia de que tanto precisamos para o sucesso.
Numa
época onde se torna essencial inovar continuamente e criar relações
especiais, a organização reduz o risco de ocorrências
desagradáveis, reduz a incerteza que assusta e cria as bases para a
inovação sustentada.
A organização cria estabilidade emocional
para deixar aparecer as ligações cerebrais que geram as novas
soluções que fazem a diferença. Mas tem de ser desenhada para libertar o talento!
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