quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Daqui a 20 anos


Daqui a 20 anos, estarei reformado … ou nem por isso! Pergunto-me: «Como será Lisboa em 2033?»

No caminho que levamos, a sua paisagem aproximar-se-á das imagens de Caracas ou de Havana, com menos jovens, mas com mais pobreza e desigualdade, com infra-estruturas envelhecidas, a falhar, mais edifícios e bairros degradados! Contrastando com o ciclo de valorização que teve nos últimos 20 anos!

A menos que quase tudo mude, daqui a 20 anos, será uma cidade de ricos e pobres, relembrando outros tempos que julgávamos passados, mas, agora, uma cidade de velhos, imigrantes e individualistas. Já o é! Mas ainda há dinheiro para tratar o espaço público e para disfarçar a pobreza!

Os investimentos do Estado na melhoria do espaço público e das infra-estruturas essenciais à qualidade de vida urbana continuam a aumentar! É preciso cobrir estes custos, com o dinheiro dos impostos (nacionais ou locais) de quem trabalha. Com o desaparecimento do emprego e o envelhecimento da população, não haverá disponibilidade de dinheiro para «estes luxos»! 

Em 20 anos apenas! Todos os Lisboetas terão menor qualidade de vida, graças à inconsciência dos cidadãos e aos governos que temos tido! Regressaremos ao campo, iremos para outras terras, ou estaremos dispostos a mudar?


2 comentários:

  1. Regressar ao campo não é das piores ideias mas uma população com vício consumista e desconectada de uma relação directa com a terra vai ter dificuldade em adotá-la. A insustentabilidade leva ao fim dos recursos e da vida. Podemos atrasar paliativamente esse desfecho mas evitá-lo receio que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, concordo com a tua perspetiva ;-)
      Tudo de bom.

      Excluir