sábado, 8 de dezembro de 2012

15 anos depois!


Mais de 15 anos depois, venci! 

Afinal tinha razão! o MARKETING TERRITORIAL das cidades médias dos espaços rurais era importante para a ciência que adoro. Na altura, a dissertação foi a primeira de um tema demasiado arrojado para ser Geografia! Excepto para alguns!

A minha paixão, este tema, parece estar hoje na moda! 

Agora, numa versão 2.0, centrada no planeamento estratégico, ou na abordagem 1.0 de «venda» de imagens e de promessas. Nesta perspectiva, não promove desenvolvimento, mas deixa os autarcas, os políticos e investidores felizes, iludidos pelas imagens que imitem!

O Marketing Territorial (MT), paixão antiga, incide sobre o TERRITÓRIO: sistema complexo e influenciado pela acção dos seus actores, sempre denso e incerto, que vive num contexto cada vez mais global. 

O MT é uma abordagem muito diferente da do marketing de produtos e de serviços. É uma perspectiva mais complexa, dinâmica e integrada que se baseia na interligação entre produtos, serviços, relações, paisagens e amenidades. É um constante desafio, que podemos resolver pela forma de um diamante. Estrutura-se a partir das identidades, patrimónios e histórias dos LUGARES (da sua alma), bem como nos processos de apropriação que deles se fazem (numa abordagem querida da fenomenologia). É, efectivamente, campo de trabalho de Geógrafos, Arquitectos, Antropólogos e Sociólogos, eventualmente, de Economistas.

O MT baseia-se na ampla integração contextual, cultural e pessoal dos conceitos de TERRITÓRIO, ESPAÇO, PAISAGEM e LUGAR! (alicerces essenciais da ciência geográfica) e dos conceitos do marketing como MERCADO,  POSICIONAMENTO, VALOR e IMAGEM.

Atualmente, o MT está na moda como uma ferramenta essencial ao desenvolvimento dos territórios, da criação de valor, da construção do bem-estar e de ESPAÇOS ACOLHEDORES. Para os mais arrojados e atualizados, incorpora as perspectivas da sustentabilidade e da participação, numa abordagem de criação de COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. Está já numa geração 3.0

O tempo muda, as concepções também. As soluções acompanham-nas. 

Afinal, isto era, e é, Geografia, essencial, com sentido para a vida do ser humano e das comunidades! Por isso, cá vou sorrindo, feliz, navegando na crista da onda do tema! 

Afinal, venci a aposta. Com a ajuda do João e da Teresa, com a presença contínua do Raul! Venci porque me esforcei, fui criativo, arrojado e, acima de tudo, ajudado! Empoleirado nos ombros de gigantes, espreitei, vi, e continuarei a ver, as paisagens que outros não sentem.

Muito obrigado aos que me ajudam a questionar(-me) continuamente, a ver diferente: aos meus amigos estrangeiros, aos professores de outros campos, aos meus companheiros de estrada, aos meus alunos impertinentes que me fazem manter a mente aberta às novas ideias e desafios, numa escala global de aprendizagem, desde a China aos EUA! 

Muito obrigado ;-) TUDO DE BOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário