quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

As 7 dimensões da Arquitetura


De acordo com a Teoria do Tudo, a realidade tem 11 dimensões, 3 visíveis, outras tantas, imprevisíveis! 4 já as conhecemos com algumas limitações. São três relativas ao espaço (profundidade, largura e altura) e uma outra que Einstein revelou: «o tempo».

Na criação de soluções, a Arquitectura considera 7 dimensões e a engenharia 4, embora, muitas vezes, desvalorize a componente histórica do tempo. Por esse motivo, é difícil que os diferentes discursos e linguagens se entendam. Os primeiros criam emoções e sentidos nas suas obras. Os segundos buscam apenas a funcionalidade objetiva, por vezes, com alguma estética.

A Arquitetura é um campo que fascina pela sua complexidade, integralidade e imaginabilidade. Ultrapassa, em muito, a frágil concepção da engenharia na percepção do Todo! Mas, por vezes, descarrila para o inestético, irreal, disfuncional, embrenhando-se na disléxica metafísica da forma e na plasticidade do discurso … bem revelada nesta conjugação ambígua de palavras que acabo de discorrer!

A Arquitetura, a boa e excelente, mesmo que não exuberante, vai além das «4 dimensões do real concreto». Foca-se também na perspetiva (construindo ideias e diferentes apropriações emocionais, com estética), nas relações, com o contexto, e na transcendência, tentando tocar a Alma dos Lugares.

Combina, pelo menos, 7 dimensões que, por vezes, os mais frágeis arquitetos não dominam nas suas obras, mas outros usam com mestria ... e a nobreza dos engenheiros mais habilitados;-).

Infelizmente, a manipulação segura das 7 dimensões fica fora do intelecto da maioria esmagadora da população, perdendo sentido e significado colectivos. Aí, … perde-se o seu Valor. É uma pena!

Talvez o uso brilhante de 6 dimensões e de um discurso inteligível revalorizem esta nobre arte/ciência do saber criar espaços e objecto de referência e relevância, num contínuo de interação dos arquitetos com o povo. Seríamos mais felizes em conjunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário