terça-feira, 5 de março de 2013

Espaço público


O espaço público é aquele que nos liga, que a todos diz respeito. Não é o espaço vazio da irresponsabilidade. Pelo contrário, é Cheio de espaços físicos e de relações imateriais, invisíveis, que definem a qualidade de uma civilização.

O espaço público é de todos. Mas infelizmente, muitos pensam que é de ninguém.

O espaço público reflecte o valor das relações entre pessoas. Tanto nos cenários que desenhamos com arquitectura e paisagismo, como no contexto das palavras e ideias que propagamos na comunicação social.

Nos últimos anos, no espaço público, vemos sinais positivos. Cuidamos mais dos nossos cenários, desenhamos com mais rigor e estética, com maior preocupação na coisa pública, de todos nós.

No campo da comunicação ... Ups! Os últimos anos têm demonstrado uma forte tendência para a degradação. O espaço público das palavras está cheio de mentiras e polémicas vazias, de desleixo e de irresponsabilidade, de corrupção intelectual.

Cria-se uma sociedade balofa em que a beleza do espaço esconde o apodrecimento das relações, cultivando a desconfiança e a falta de esperança, acentuando os distúrbios sociais e mentais!   

Um comentário:

  1. Eu acho que o espaço público tem pouco ou nada de público, na medida em que não é intrinsecamente público/popular/dos cidadãos, quero com isto dizer que nao acredito que o espaço seja de todos, talvez o seja, mas não com essa certeza. O espaço público pertence a todos, de facto, mas todos o querem fazer seu e como tal chegamos à terra de ninguem, onde o espaço publico se resume a parcelas de espaço de alguem. O espaço público devia ser como o próprio nome indica, público e como tal, pertencente a "nós" e não a "eles" com a desculpa que é "nosso".

    ResponderExcluir