sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A força das civilizações


Uma civilização varia conforme 3 elementos básicos: o conhecimento partilhado, a tecnologia disponível e as relações criadas. Uma sociedade desenvolvida cultiva boas relações, capazes de partilhar informação, com significado, para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do maior número possível de cidadãos. 

As grandes civilizações foram marcadas pelo crescimento contínuo do cuidado com os mais fracos. Por isso, progrediram e conquistaram espaço sem ser pela guerra. (Re)criaram vidas, nas casas, nos lugares, nas aldeias, nas vilas, nas cidades, através de uma materialização construtiva, criaram paisagens que revelaram a sua alma. 

Na civilização em que vivemos, por vezes, pouco civilizada, também recriamos paisagens que irão marcar o futuro das próximas gerações. Elas dependerão das práticas e das escolhas que fizermos, da nossa capacidade adaptativa e de inovação, que deverá estar ao serviço de todos, respeitando as diferenças, combatendo as desigualdades! 

Nesta base, podemos ambicionar o progresso e a força desta civilização! Caso contrário, os nosso descendentes irão julgar-nos negativamente. 

A força das civilizações vê-se pelo tempo que duram, pelo número de gerações que as vivem ... de forma feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário