quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ecossistemas transitórios

A solução dos espaços rurais mais deprimidos poderá passar pela criação de Ecossistemas (socioeconómicos) Transitórios. 

Efetivamente, a recuperação ou regeneração de edificações e de aldeias, bem como a criação de centros universitários temporários ou ateliês de empreendedorismo, aproveitando os fundos estruturais da UE e a vontade empreendedora de jovens recém-licenciados pode vir a dar àqueles espaços a vida que perderam há muito.

Tudo o que é transitório pode transformar-se em permanente ;)

Este fenómeno é muito evidente nos territórios onde as Associações de Desenvolvimento Local se converteram em fontes de criação de emprego e de inovação social.

Aquela que conheço melhor é a ESDIME (que começou na Messejana, pelo empreendedorismo do José Carlos Albino e de mais alguns carolas/loucos de então). Hoje, Aljustrel, Castro Verde, Ourique e Almodôvar sofrem o impacto direto e positivo deste ECOSSISTEMA TRANSITÓRIO.

Mas, se quiserem, aponto outros: ADCMoura; Rota do Guadiana; ACERT … e há por aí muito mais para indicar ;) felizmente, para Portugal.

Na origem desta ideia esteve a notícia - http://www.publico.pt/ciencia/noticia/troncos-de-arvores-atirados-ao-fundo-do-mar-ganham-vida-a-2300-metros-de-profundidade-1633209#/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário