sábado, 27 de outubro de 2012

Ricos e pobres


Perguntou-me um amigo, chocado com alguns escritos: - o que tens contra os ricos? - Nada! Respondi eu, continuando: - Muitos são aqueles com quem tenho o prazer de lidar, conversar e aprender. São ricas pessoas, normalmente cultas, educadas, inteligentes!

Gosto de ricos e de pobres. 

Gosto de pessoas! Todas têm uma imensidão de riqueza que não possuo: a sua experiência de vida. Têm tanto para partilhar ;-)

O que detesto são os bandidos que se tornam ricos a enganar as pessoas. Animais que se aproveitam dos outros, ludibriando as leis, gozando com a seriedade e decência social.

Instintivamente, se pudesse, pontapeava-os, esmurrava-os, matava-os. Dava-lhes um tiro na cabeça!

Mas, felizmente, os meus pais, a escola, o budismo, o cristianismo, a filosofia dos direitos humanos, a cidadania activa e a vida levaram-me a aprender que não tenho o direito de tirar a vida a ninguém. É uma racionalidade cá dentro.

Mas … se a fome chegar ou a ameaça de perda de vida própria se aproximar, temo que o cérebro deixe de seguir a razão. Afinal, sou um animal que reage com emoção no limite da tensão! Como todos ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário