quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Quando a EDUCAÇÃO mudar!

Portugal perdeu, há 4 anos, uma excelente oportunidade de mudar o seu percurso de dependência e sub-desenvolvimento. Continua a acreditar num caminho que está evidentemente inadequado. Mas ... é assim a democracia nos países de gente pouco informada e pouco interveniente.
Também andei em gestão, também estudo economia. Gerir é muito fácil. É muito técnico. É técnica para gentes estruturada e pouco criativa.
Mas, gerir bem ... é outra coisa. Pressupõe uma combinação continua e imperfeita entre cultura histórica, visão estratégica, organização e estruturação tática, eficiência e eficácia operacional e ... DECÊNCIA na liderança, nunca deixando os outros para traz!
Supõe o uso da SABEDORIA (é o conhecimento destilado pela prática), dos princípios e das melhores competências, numa abordagem ética.
É a ÉTICA que dá sentido à ação. Não são as contas da gestão financeira.
O caminho que seguimos não era (nem é) sustentável, muito menos se dirige para o DESENVOLVIMENTO INTEGRADO. Portanto ... com naturalidade, as projeções de crescimento são estas (http://www.publico.pt/economia/noticia/fmi-continua-a-nao-acreditar-na-aceleracao-da-economia-portuguesa-1710256), as de desenvolvimento ... são muito piores.
As coisas mudam quando a EDUCAÇÃO mudar e as escolas derem uma importância tão grande à EDUCAÇÃO INCLUSIVA, à participação, como dão à transferência de conhecimentos, que apelidam de instrução.
O pior das viagens e dos caminhos não são os buracos e os desafios que vamos encontrando, antes, os EQUÍVOCOS a que nos vamos agarrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário