domingo, 14 de setembro de 2014

A Guerra Final - o mau marketing destrói o futuro

O capitalismo regulado, com vários defeitos significativos que promovem guerras avassaladoras, levou-nos (no Ocidente e, agora, no Oriente) a uma sociedade cada vez mais satisfeita, saudável e e globalizada, assente no padrão do consumo democratizado, que criou emprego.

Mas, … uma vez chegados a este ponto, em que se torna evidente a insustentabilidade dos padrões de consumo e a insustentabilidade ambiental, nada nos diz que este será o melhor paradigma para garantir a Paz e o desenvolvimento global!

Aliás, as evidências mostram o contrário! Desafiam-nos a encontrar modos mais responsáveis, solidários e colaborativos de governação dos territórios e do planeta. Por isso, precisamos de modos de governação baseados num empreendedorismo responsável, regulado e solidário, com uma abordagem universal de promoção da Paz e do bem-estar.

Enquanto não percebermos isto, iremos aceitar, com naturalidade, que só os ricos possam usar a melhor tecnologia de saúde, frequentar as melhores escolas, etc.! Iremos aceitar que os palestinianos e os israelitas se matem por um pedaço de terra que já não é sagrada! Continuaremos a ser vítimas do marketing hipócrita das empresas irresponsáveis, guiadas por bandidos que desvalorizam os aspectos mais relevantes da vida humana! Iremos imaginar que a solução está no crescimento económico!

Este não será o paradigma da Paz e do Desenvolvimento Sustentável. Foi, apenas o que nos trouxe até aqui! Não nos garante o futuro. Antes pelo contrário. Prepara a Guerra Final!


Pode ser interessante ver o documentário sobre a obsolescência programada para aprofundar ideias sobre este tema: https://www.youtube.com/watch?v=5tKuaOllo_0

Nenhum comentário:

Postar um comentário