domingo, 23 de março de 2014

Os 3 eixos da mudança

De que me serve ser rico se não puder sair à rua em segurança? Para que serve ser rico se não puder ser aceite na minha diferença e feliz na minha abordagem? 

Será mais importante estabilizar a economia hoje ou reformar o processo educativo das mais jovens gerações, para que a saibam manter sustentável? E qual é a importância da educação para a saúde, da educação física e mental ou relacional?

A Economia não é a base de tudo! Mas, a consciência e a negociação, talvez. Por isso, precisamos, por ordem decrescente de importância, de:
        
1.       Mudar a Escola (um investimento de longo prazo)
A escola deve ser um instrumento de educação cívica e de partilha de conhecimento, baseado em processos de participação e cidadania ativa responsável. Não se pode circunscrever a um centro de formação e de reforço de desigualdades.

2.       Mudar a governação política (urgente)
A política tem de ser uma nobre arte de debater, negociar e promover o desenvolvimento, numa abordagem plural e criativa. Não é um modo de vida (cheio de privilégios) para incompetentes, medíocres e corruptos, que se assemelham a bandidos.

3.       Mudar a comunicação social (mais urgente ainda)
Para ser um espaço de exploração de ideias diversas, de consciencialização plural, diversificado. Não pode ser um espaço manipulado por indivíduos eticamente inaceitáveis.

E estes serão os 3 alicerces da criação de uma boa Economia do futuro. Tudo o resto, são cuidados paliativos e manipulação de papalvos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário