Mais de 15 anos depois, venci!
Afinal tinha razão! o MARKETING TERRITORIAL das cidades médias dos espaços rurais era importante para a ciência que adoro. Na altura, a dissertação foi a primeira de um
tema demasiado arrojado para ser Geografia! Excepto para alguns!
A minha paixão, este tema, parece estar hoje na moda!
Agora, numa versão 2.0,
centrada no planeamento estratégico, ou na abordagem 1.0 de «venda» de imagens
e de promessas. Nesta perspectiva, não promove desenvolvimento, mas deixa os
autarcas, os políticos e investidores felizes, iludidos pelas imagens que
imitem!
O Marketing Territorial (MT), paixão antiga, incide sobre o TERRITÓRIO: sistema
complexo e influenciado pela acção dos seus actores, sempre denso e incerto, que vive num
contexto cada vez mais global.
O MT é uma abordagem muito diferente da do marketing de
produtos e de serviços. É uma perspectiva mais complexa, dinâmica e integrada que se baseia
na interligação entre produtos, serviços, relações, paisagens e amenidades. É um constante desafio, que podemos resolver pela forma de um diamante. Estrutura-se
a partir das identidades, patrimónios e histórias dos LUGARES (da sua alma), bem como nos processos de apropriação que deles se fazem (numa abordagem querida da fenomenologia). É, efectivamente, campo de trabalho de Geógrafos, Arquitectos, Antropólogos e Sociólogos, eventualmente, de Economistas.
O MT baseia-se na ampla integração contextual, cultural e pessoal dos conceitos de TERRITÓRIO, ESPAÇO,
PAISAGEM e LUGAR! (alicerces essenciais
da ciência geográfica) e dos conceitos do marketing como MERCADO, POSICIONAMENTO, VALOR e IMAGEM.
Atualmente, o MT está na moda como uma ferramenta
essencial ao desenvolvimento dos territórios, da criação de valor, da construção do bem-estar e de
ESPAÇOS ACOLHEDORES. Para os mais arrojados e atualizados, incorpora as perspectivas da sustentabilidade
e da participação, numa abordagem de criação de COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. Está
já numa geração 3.0
O tempo muda, as concepções também. As soluções
acompanham-nas.
Afinal, isto era, e é, Geografia, essencial, com sentido para a vida do ser humano e das comunidades! Por isso, cá vou sorrindo, feliz, navegando na crista da onda do tema!
Afinal, venci a aposta. Com a ajuda do João e da Teresa, com a presença contínua do Raul! Venci porque me esforcei, fui criativo, arrojado e, acima de tudo, ajudado! Empoleirado nos ombros de gigantes, espreitei, vi, e continuarei a ver, as paisagens que outros não sentem.
Muito obrigado aos que me ajudam a questionar(-me) continuamente, a ver diferente: aos meus amigos estrangeiros, aos professores de outros campos, aos meus companheiros de estrada, aos meus alunos impertinentes que me fazem manter a mente aberta às novas ideias e desafios, numa escala global de aprendizagem, desde a China aos EUA!
Muito obrigado ;-) TUDO DE BOM